A Demissão de Renato Maurício Prado da Sportv


 


Nesta semana o canal por TV a cabo Sportv anunciou o afastamento do jornalista Renato Maurício Prado dos quadros da emissora. O episódio que resultou na sua demissão foi o bate-boca ao vivo durante o programa Conexão Sportv, com Galvão Bueno que apresentava o programa direto de Londres durante as Olimpíadas.

Renato Maurício Prado é um jornalista de longuíssima carreira nas organizações Globo, aonde foi correspondente em Roma, editor do caderno de esportes do Globo, diretor de redação do jornal Extra e colunista há mais de 20 anos do próprio Globo. Permanecerá no Globo, mas o motivo que desencadeou a discussão foi absolutamente ridículo.


Durante o programa, que recebia Marcos Vinícius, membro do COB e ex-atleta da geração de prata da seleção de vôlei, Renato mencionou em tom de visível brincadeira que  Galvão teria feito um comentário nos bastidores, dizendo de que se a União Soviética não tivesse boicotado os Jogos Olímpicos de 84, o Brasil não teria ganho a medalha de prata. Pronto! Foi o que faltou para que Galvão tivesse um ataque de pelanca e ficasse descontrolado.

– Eu jamais disse isso e no seu tom você foi extremamente deselegante, porque eu não falei isso em momento algum, jamais diria isso. Você diga por favor que eu não falei!!!

– Eu fiz uma brincadeira!

– Não, não, não, não.  A brincadeira tem que ter responsabilidade com a brincadeira que se faz. Nós estamos falando para milhões de pessoas. Em momento algum eu disse isso!

– Pelo amor de Deus, Galvão. O tom do programa inteiro é de brincadeira. Eu faço uma brincadeira e você resolve ter uma indignação dessa! Pelo amor de Deus!!!!

Depois disso Galvão tentou amainar os ânimos e se explicar, mas acabou deixando escorregar que realmente teria feito tal comentário ao dizer:

– A brincadeira fora do ar é uma coisa, a brincadeira no ar é outra coisa.

Em determinado momento percebi que Renato chegou a colocar a mão no microfone de lapela. Pensei que iria abandonar o programa. Mas creio que deve ter contado até 10 e resolvido ficar, apesar da esculhambação que tomou.

Mais tarde Galvão teria deixado escapar sua preocupação com a repercussão nas mídias sociais, que acabam(no melhor estilo telefone sem fio) aumentando e deturpando determinadas situações e declarações

Se realmente fez tal comentário, Galvão não teria dito nenhuma mentira, porque a verdade absoluta é que o Brasil jamais teria ganho aquela medalha de prata porque o time da União Soviética era muito superior ao brasileiro, apesar de algumas vitórias brasileiras contra os soviéticos em alguns jogos “exóticos” naquele período. O grande problema é que sem querer Renato mexeu com um dos aspectos que Galvão mais cultiva de sua imagem, a do grande pachecão nacional, daquele torcedor que jamais deixa de acreditar no esporte brasileiro seja em que circunstância for.

Ao final do programa Galvão tentou dar a briga por encerrada, fazendo um “cumprimento atlético” com Renato, que visivelmente contrariado aceitou. Galvão ainda brincou: –  com essa cara não, de novo, mas com sorriso.

Mas nos bastidores o climão continuou. Renato, que nunca foi de levar desaforo para casa, teria exigido um pedido de desculpas formal para voltar a participar do programa. A turma do deixa disso entrou em campo mas não houve acordo e muito menos pedido de desculpas.

Por uma tola e supérflua vaidade uma amizade de mais de 20 anos foi jogada no lixo, desde a época que cobriam a Fórmula 1 pelos circuitos da Europa lá pelos anos 80 atrás de Piquet e Senna.

Essa situação me remeteu a uma outra confusão com mesas redondas, dessa vez na ESPN Brasil, em que após mais um dos típicos ataques de mau humor de José Trajano, que também era o diretor de jornalismo do canal,o apresentador Paulo Soares, o Amigão, simplesmente se levantou da mesa e ao vivo abandonou o programa, diante de seus incrédulos companheiros de bancada. Na volta do intervalo o próprio Trajano não retornou ao programa que continuou sob o comando de um atordoado Juca Kfouri.

O imaginário coletivo ficou imaginando o tamanho da encrenca em que o Amigão estava metido, mas após alguns dias a ESPN divulgou um vídeo com os dois, Amigão e Trajano quase que aos beijos e abraços fazendo reflexões  e tirando lições sobre o episódio.

Fiquei imaginando cá com meus botões o que teria acontecido na Sportv se o diretor de jornalismo e o apresentador tivessem abandonado o programa ao vivo. Na ESPN tudo acabou em pizza, na Sportv por muito menos, em demissão.

P.S. – Peço desculpas pela qualidade da imagem da briga entre o Trajano e o Amigão, mas foi a única que consegui.


Palpites para este texto:

  1. Pois é… Apesar do típico mau humor do José Trajano, ficou nítida a impressão que o seu ego é muito mais flexível! Não é a toa que é Diretor de jornalismo, pois teve a frieza necessária para enfrentar e desenrolar a ituação de certa forma também provocada por ele. Teve humildade e resposnsabilidade de contornar o imbróglio! A mesma responsabilidade que o Galvão Bueno arrotou com arrogância exigindo de um atônito Renato Maurício Prado, que no mínimo foi incoveniente, porém deselegante mesmo, foi o próprio Galvão… E mais inconsequente com um profissional que ele designifava “carinhosamente” (por “Brincadeira” ou não!) na bancada de seu programa semanal (Bem, Amigos!) de “Traíra”! Brincadeiras à parte, quem acabou desrespeitados mesmo foi o público que sem aviso prévi das vaidades inflamadas alheias, ficamos sem o profissional e outrora “amigo do Galvão”, da programação de um canal fechado e consequentemente pago! O seu Galvão Bueno, não pode e não deve colocar os seus interesses em detrimento aos dos telespectadores, isso sim é um desrespeito, deselegância e “brincadeira de mau gosto de um sujeito que já anda mais pra lá do que prá cá no interesse da coisa pública! Ninguém nas Organizações Globo vira a público pedir desculpas e muito menos declarar a mais pura verdade dos fatos, atualmente embora uns possam discordar, o Renato Maurício Prado faz muito mais falta ao canal Sportv do que o vaidoso Galvão Bueno! Até porque o segundo sempre está presente no programa do sempre ausente Galvão, esse sim, mostra-se cada vez mais desnecessário! Parabéns José Trajano, por não por seus interesses pessoais acima de seu profissionalismo! Vaidade só da bode!!!

  2. Olá Marcelo, bem-vindo! Concordo com suas ponderações. O José Trajano tem esse temperamento explosivo e ranzinza, mas é um sujeito que é respeitado pelos seus subordinados e nesse caso teve a humildade de vir a público e reconhecer que havia passado do limite. O Galvão, por uma questão tola e de vaidade, preferiu sacrificar uma longa amizade. Qual o problema de declarar que o Brasil não teria ganho a prata se a União Soviética tivesse participado das Olimpíadas de Los Angeles? É a pura verdade. Renato Maurício Prado fará falta porque nunca teve a preocupação de ser politicamente correto, não fica em cima do muro e nem fica bajulando técnicos e jogadores. Assim como o Trajano também não tem essa preocupação. Já o Galvão…
    Grande abraço e retorne sempre que quiser.

  3. Acho que Renato é um dos poucos jornalistas esportivos que realmente trata o futebol como Ele merece, ou seja, com descontratação, alegria e ao mesmo tempo seriedade…a maioria dos comentarista falam de futebol com um tal rancor, arrogância que a muito parei de assitir vários programas. Sportv perdeu seu melhor comentarista.

  4. A UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE O TRAJANO E O GALVÃO ; A HUMILDADE E O DISCERNIMENTO ENQUANTO O OUTRO BABACA, UM TREMENDO ARROGANTE, ACHA QUE TUDO PODE, SÓ ABRE A BOCA PRA FALAR ASNEIRAS… E TEM GENTE QUE AINDA O ESCUTA, GRANDE PERDA DE TEMPO .

    • Olá José. Na minha opinião, o grande problema do Galvão é a vaidade e o culto à própria imagem. O Renato Maurício Prado acabou mexendo justamente nisso, aí o homem teve um ataque. Eu gosto bastante do Trajano, o grande problema dele é o temperamento explosivo, que por vezes acaba até sendo engraçado, mas pelo menos ele me passa a impressão de ser um cara honesto e autêntico.

  5. EU ACHO QUE O RENATO MAURICIO PRADO NAO DEVERIA SAIR DO SPORTV POIS ELE E UM OTIMO COMENTARISTA. E A GLOBO DEVERIA COLOCAR NAS TRANSMISSOES DOS JOGOS DO BRASILEIRAO O NARRADOR LUIS ROBERTO E TIRAR FORA O GALVAO QUE JA TA PERTURBANDO NAS TRANSMISSOES POIS ELE SO CONVERSA E NAO NARRA NADA DEVERIA APOSENTA-LO ELE E MUITO ARROGANTE SEM EDUCAÇAO ENRRICOU GRAÇAS A AIRTON SENNA TA NA HORA DE SAIR FORA.

    • Eu concordo com você, José Virgilio. Acho que está na hora da Globo dar mais espaço não só ao Luís Roberto, como também ao Milton Leite, que são sóbrios e não são presepeiros. O problema do Galvão é que ele hoje em dia é um pavão de tanta vaidade.

      • Concordo com os amigos de que o Galvão e’ mais arrogante que o José trajano.
        Entretanto, acredito que o Renato Maurício prado já tinha seus dias contados, por já ter se colocado em posições muito agressivas contra a opinião de outros jornalistas de renome como Alberto Helena e até mesmo contra Ledio Carmona, este uma moça.
        Concordo ainda que Renato Maurício Prado sempre tentou ser isento em suas opiniões.
        Ou seja, ser isento e ser duro ou agressivo em suas posições náo e’ perfil para a Globo.
        Seria perfil para a ESPN Brasil, onde existe um jornalismo mais verdadeiro, mais apimentado e menos teletubby como e’ o jornalismo Sportv-Globo-Pacheco-Poliana…

      • GALVÃO O SEU TEMPO JÁ PASSOU, VAI CATAR COQUINHO

      • Divonsir JOsé Panatto -

        Arrogânçia.

  6. O Galvão é o melhor narrador e apresentador deste Pais,só que é o Deus da razão não pode ouvir não como resposta se acha Deus,resumindo já pensou se esse cara fosse carismático e simpático,seria tudo de bom.

    • O Galvão é o que???

    • pra mim se galvão vai narrar algum jogo troco de canal , se não tiver outro canal transmitindo vejo o jogo no mute mas galvão jamais , tenho espasmos ao ouvi-lo o mesmo para o faustão , esse cara ja morreu e vive nos assombrando a tempos , qdo é que vai sumir de vez ? qual o seu poder dentro da emissora para ficar a frente de grandes eventos ? tomei nojo dele e da globo faz tempo , gente assim não precisava nem ter nascido , tomam o espaço e fazem mal a muita gente , sai de retro galvão maueno !

  7. Na verdade, nem se sabe como uma pessoa, GALVÃO BUENO, corno de carteirinha, pode estar em plano de tamanho destaque na televisão.
    Incompreensivel este fato, de vez que se trata de um cara mediocre, que se julga o Rei da Cocada, comete erros de português em cascata, é destemperado, pois se tivesse mais classe, teria saido por cima e com méritos.
    O Nelson Piquet por diversas vezes comentou a atuação deste cidadão, sobre as basófias e erros técnicos dele cometidos em transmissão de F1.
    Até quamdo teremos este cara nas telinhas?
    Bom, para mim, ele já nem está, pois não o assisto, faz tempos.

  8. ALCIMAR VIEIRA DA CUNHA -

    JÁ FAZ BASTANTE TEMPO QUE DEIXEI DE ASSISTIR O BEM AMIGO QUANDO O MESMO É CONDUZIDO PELO GALVÃO BUENO, FEZ MUITO BEM O MAURICIO PRADO TIRAR O SEU TIME DE CAMPO,O GALVÃO É UMA MALA SEM ALÇA, NÃO TEM UM PROGRAMA QUE ELE NÃO FALE DA SUA ESPOSA E FILHO E O PIOR QUANDO O ARNALDO CESAR ANUNCIA O PRATO DAS SUAS BRINCADEIRAS DE PERGUNTAS E QUANDO ANUNCIA O VINHO QUE SERÁ SERVIDO, ENTRA O GALVÃO COMO UM VERDADEIRO PAVÃO E INICIA UMA AULA DA QUALIDADE DO VINHO, AFINAL É UM PROGRAMA ESPORTIVA OU DE CULINÁRIA, OUTRO QUE DEVERIA TAMBEM PEDIR O BONÉ É O PRÓPRIO ARNALDO, NÃO POR FALTA DE QUALIDADE (É NOTA DEZ) E SIM DE ATURAR O MALA DO GALVÃO COM SUAS CRITICAS E OBSERVAÇÕES INFUNDADAS EM TUDO QUE O ARNALDO COMENTA, GALVÃO BUENO, FAÇA-ME UM FAVOR, PEDE PARA FAZER XIXI E NÃO VOLTE NUNCA MAIS E EU E MILHARES DE PESSOAS VOLTARÁ ASSISTIR O BEM AMIGO

    • Fernando Maia Lorenzo -

      Quando Galvão está no comando do seu BEM AMIGOS passo de mala e cuia para outro canal… VAIDOSO/ARROGANTE/SOBERBA/SABICHÃO/ETC sempre deixa a impressão que quer parecer o”rei da cocada preta”, todos lhe devem obediência ! Seus “amigos” fazem verdadeiras piruetas quando precisam fazer quaisquer alterações “mínimas” nos lendários posicionamentos do PROFESSOR GALVÃO BUENO! O ouvinte percebe a influência impositiva do Galvão… chatice para quem gosta de debates livres, espontâneos e naturais.

  9. Não contem com a idéia de que o Glavão vai pedir pra sair um dia.Isso vai acontecer quando ele morrer.Enquanto isso não acontecer,a coisa vai ficar igual com tendência à piorar.
    Que ele é um cara destemperado todo mundo já sabe.Gostaria que o Renato tivesse feio a mesma coisa que o Amigão fez com o trajano…largado o programa pra ver a cara do galvão.
    Quanto ao programa Bem Amigos…..fala sério…tem uns 10 programas mais interessantes(conteúdo esportivo)do que esse..Não me faz falta alguma..O Renato sim…Ele faz falta..

  10. GALVÃO DEMÔNIO E RENATO ANJO???
    OS DOIS SÃO MEGALOMANIACOS. ESSE RENATO JÁ FOI TARDE. O GALVÃO TÁ NA FILA,ESPERO.
    NO SPORTV ESSE RENATO QUERIA SER O DONO DA VERDADE. PERCEBIA-SE O CONSTRANGIMENTO DOS PARES.
    JÁ VAI TARDE

    • Tambem acho cara,curto bastante assistir o “Redação”,mas parei de assistir por causa desse cara..vivia deixando o André Rizek em maus-lençóis,simplesmente pq adora contrariar a opinião alheia,mesmo que a pessoa em questão tivesse razão.Por mim,foi tarde tbm.

      • Meu caro, o Rizek não sei como ele tá na Sportv ainda, ele é muito fraco, só fala besteira, só fala bem dos time de São Paulo, esse sim devia sair da Televisão junto com Galvão.

    • Renato, eu sou seu fã e vc fala a verdade. Pior é esse Galvão que o povão não aguenta mais, falou hoje no sportv que tem que acatar a lei. Essa lei é para ficar bem com o filhinho dele que é tricolete. Um filho que acha que é piloto. Se fosse piloto estava na F1 ou na Indy. Pilotar fusca não deve ser muito difícil. Parabéns meu amigo, isso é a prova que ele não era o seu amigo. Amigo não faz um papelão desses e a partir de agora, vou torcer para o Brasil perder a copa. Ainda bem que paguei os ingressos e mesmo que venha ser sorteado não vou pagar e vou perder o ingresso. Ensino o meu filho para ser honesto e nesse país eu não acredito mais nele. Não canto o hino sob hipótese alguma em qualquer evento. Tomara que esse cara se aposente para o bem do esporte e vc volte por cima, pela sua capacidade e honestidade. A URSS era muito melhor que o brasil naquela época e ele não aguentou escutar a verdade. Abraços e um Feliz Natal pra vc e toda sua família.

    • Ontem, dia 24 de fevereiro, assisti a uma entrevista feita por Renato Mauricio (Vitorino Chermont foi junto né?) no canal Fox News com Guga. Adorei, super descontraida, alegre, mto inteligente e o melhor! Sem interrupções qdo Guga falava. Sem desrespeito ao entrevistado, como vemos no programa do Jô e no babaca e já fora de uso, Galvão. É lamentavel a saida de Renato do Sportv, nem era mto de assistir ao Bem Amigos, por causa da arrogancia, falta de humildade e acima de tudo ter a ousadia de fazer cara de quem não gostou sem dó e piedade quando alguem faz um comentario que ele não gosta. Galvão, sua hora já passou, só vc não vê isso.

      • Isso é uma das coisas que mais incomoda em entrevistas, Elizabeth. Jornalistas que querem aparecer mais o entrevistado. O bom entrevistador é aquele que deixa o entrevista falar e por incrível que pareça, concluir seu raciocínio.

  11. Pra mim esse Renato Maurício é um péssimo profissional, foi tarde, apesar de o motivo ser extremamente fútil. Galvão já passou da hora de se aposentar, só ele e a Rede Globo não percebem isso.

  12. Ouvi dizer que o Malão Bosteno vai ser correspondente internacional e vai cobrir a guerra civil na Síria.

  13. Já era hora de Maurício Prazo ser demitido! Só faz reclamar não respeita opinião de ninguém a Globo tem profissional mais competente. O propio Caio e o Galvão é um baita de um profissional, seo Maurício não teve coragem de falar não deveria colocar palavras na boca de outro. Um verdadeiro covarde . Fora maurício fica GALVÃO .

  14. Este Maurício mereceu a punição, ele fala demais…Boa Galvão…

  15. Lamento muito as críticas ao Galvão Bueno . Sem dúvida alguma todos nós temos nossos defeitos mas os compensamos com nossas virtudes . Galvão Bueno traz emoção nos seus trabalhos e esbanja competência . A Globo , sem citar nomes , tem alguns profissionais , estes sim , em nível muito baixo ocupando espaços em sua programação sem sofrer as críticas que o nosso GRANDE Galvão injustamente recebe !

  16. Não estou julgando ninguém, mas ficou bem claro: sim, ele disse isso.

  17. O RENATO E UM ÓTIMO PROFISSIONAL EU ASSISTIA SEMPRE O PROGRAMA BEM AMIGOS .
    TEVE UM DIA QUE O RENATO NUMA TROCA DE OPINIÕES O RENATO PERGUNTOU AO GALVÃO ,
    TA MALUCO , EM TOM DE BRINCADEIRA , DAI O GALVÃO MUITO ARROGANTE FALOU PARA O RENATO
    VOCÊ ME RESPEITA SOU SEU AMIGO , E UM MONTE DE BABOZEIRA , PÓ O CARA NÃO FALOU NADA
    QUE DE MAIS ,
    EU NÃO GOSTO DESSE GALVÃO ELE E MUITO ARROGANTE , METIDO , SE ACHA O BAM BAM BAM , AI Sr GALVÃO JÁ VIU OQUE ESTA ESCRITO EM ALGUNS CEMITÉRIOS , AQUI TODOS SE IGUALAM .

  18. A Globo sempre sacaneou o Sílvio Santos dizendo que ele era um grande químico pois conseguia transformar domingo em Merda. Mas parece que a Globo resolveu dar a mão à palmatória e resolveu também investir em programações padrão latrina pois impor ao público Faustão, Galvão e outros me(r)dalhões da mídia global … ninguém merece.

  19. Fora Galvao

  20. Acho uma tremenda sacanagem demitir um dos maiores comentarista brasileiro. Ele e na minha opinião uma dos mais lúcidos e impessoal analista de futebol do Brasil!

  21. Galvão Bueno pra mim é sinônimo de PREPOTÊNCIA, FALTA DE EDUCAÇÃO, ARROGÂNCIA, INCONVENIÊNCIA, MÁSCARA, GROSSERIA,. Tenho amigos que gostam muito de Futebol e me dizem
    não assistir o Bem Amigos porque não suportam o Galvão Bueno (já sacaram os filhos dele
    do automobilismo?). Parece que é caso de família. Esqueci de mencionar que também acho
    ele EXIBIDO, (Como todo mascarado normalmente é). Abraços pessoal.
    Nilton Santos – Flamenguista (infelizmente como o homem do meu comentário) – Cabo Frio/RJ

  22. bicho não aguento mais essa arrogancia do galvão ,pior é que os caras la da globo ainda da razão para esse bossal ainda bem que quando ele foi tirar farinha lá em são januario quando o vasco disputava a final com o são caetano ele quis metralhar a diretoria do vasco e nos bastidores eurico tratou de mostrar que ali mandava ele e nunca mais o galvão narrou um jogo do vasco ,vcs lembram?

  23. RMP é um comentarista que no auge do meu discernimento, permito-me atentar e aprender com o mesmo.
    GB está se perdendo dentro dele mesmo. Está na hora de ir para o box e não mais sair de lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930