Baú da Adriana: A Fantástica Fábrica de Chocolate


 

Texto de Adriana Mello.

Ainda numa vibe meio dia das crianças, resolvi falar sobre esse filme. Não, não assisti no cinema (o filme é de 71),  apenas na TV, mas a “A Fantástica Fábrica de Chocolate” marcou muito a minha infância. Baseado no livro “ Charlie a Fábrica de Chocolate” de Roald Dahl, o filme encanta crianças e adultos por várias gerações.

O filme conta a história de Charlie, um menino muito pobre que entrega jornal para ajudar no sustento da família.  Um dia, Charlie encontra um dos cobiçados bilhetes dourado dentro do chocolate Wonka. O bilhete dá direito a um carregamento vitalício de chocolate e a uma visita a misteriosa fábrica de chocolate.  Charlie e mais 4 (odiosas) crianças terão a chance de conhecer a fábrica guiados por Willy Wonka, o excêntrico dono da fábrica de chocolates.

A Fantástica Fábrica de Chocolate” é um dos filmes mais fascinantes da história do cinema. A direção de arte é brilhante! A fábrica parece um sonho: cores psicodélicas,  rio e cachoeira de chocolate,  árvores, flores, cogumelos, gansos que colocam ovos de ouro… tudo comestível para o delírio das crianças. Quem assistia ao filme morria de vontade estar ali no lugar daquelas crianças. A grande decepção da criançada fica por conta de Willy Wonka que logo se revela uma criatura de temperamento instável e extremamente manipulador. O que as crianças não sabem é que Wonka está organizando uma competição entre elas. A crianças precisavam obedecer as regras impostas pelo dono da fábrica, quem as violasse era expulso da fabrica com um certo toque de crueldade. Ao fim, os Oompa Loompas (uns anõezinhos que eu tinha verdadeiro pavor!) limpavam a “sujeira” cantando e dançando uma música medonha.

A direção de Mel Stuart, que até então só tinha dirigido documentários para a TV, é segura e competente.  E o que dizer de Gene Wilde, que dá vida a Willy Wonka ? Simplesmente perfeito! Uma atuação irretocável.

Em 2005, o filme ganhou uma nova versão realizada por Tim Burton, mas não consegue nem chegar perto do original. Johnny Depp (ator que amo de paixão) não encontrou o tom certo para Willy Wonka (que apesar das negativas de Depp, nota-se que Michael Jackson foi a inspiração para sua linha de atuação). O remake é bem fraco e não vale a pena ser visto.

A Fantástica Fábrica de Chocolate” é um filme que emociona e faz rir. Encanta adultos e crianças de igual maneira. A boa notícia é que existe em DVD. Uma ótima pedida para pais e filhos assistirem e curtirem (muito!) esse filme que deixou muita saudade.

Twitter: @AdrianaAMello


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

setembro 2017
D S T Q Q S S
« ago    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930