Congresso da ABRAJI 2014 – Diário de Bordo: 3ª Parte


 

Documentário sobre a carreira do jornalista Elio Gaspari.

Por Adriana Mello.

Sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes do 9º Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji, foi a homenagem a Santiago Andrade, cinegrafista da Band morto enquanto cobria as manifestações no Rio e ao jornalista Elio Gaspari. O presidente da Abraji, Jose Roberto de Toledo, iniciou a cerimônia narrando diversos casos de violência contra a imprensa.

Em homenagem a Santiago Andrade, foi mostrado um vídeo onde companheiros da Band contaram suas histórias com ele. Vanessa Andrade, filha de Santiago, subiu ao palco para receber a homenagem em nome de seu pai.

Depois foi a vez de Elio Gaspari receber o Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo. Para homenagear Gaspari, foi exibido um vídeo contando toda sua trajetória. A cerimônia foi conduzida por Zuenir Ventura, amigo de longa data do jornalista. Ventura frisou a importância da série de livros, “Ilusões Armadas”, sobre a ditadura no Brasil. Os quatro livros da série, são considerados a obra definitiva sobre o tema. Foram quase 25 anos de dedicação aos estudos para que os livros fossem publicados.

Apu Gomes/Folhapress

Apu Gomes/Folhapress

Visivelmente emocionado, Elio Gaspari, falou sobre sua carreira e sobre seus trabalhos mais importantes. Entre outras coisas, disse:

“Nunca deixe o interlocutor te fazer de bobo”

“Somos pagos para ser curiosos”

“Não uso gravador porque não acredito nesse troço; prefiro anotar”

Vários jornalistas fizeram questão de marcar a presença no auditório do Anhembi Morumbi para dar um abraço em Gaspari. Para encerrar, José Roberto de Toledo falou: “Vocês estão diante de um momento histórico”. Não poderia concordar mais. Foi um enorme prazer, ver o sempre recluso Gaspari emocionado com a homenagem.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

abril 2017
D S T Q Q S S
« mar    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30