Crítica: A Feira de Maravilhas do Fantástico Barão de Münchausen


 

barão de münchhausen 1

Por Renato Mello.

Criadores na plenitude de sua capacidade inventiva, com integridade nos seus propósitos artísticos e comprometimento para disponibilizar a melhor estrutura possível, essa é a combinação que resultou num ótimo espetáculo voltado para o público infantojuvenil: “A Feira de Maravilhas do Fantástico Barão de Münchausen

Dirigido por Miguel Vellinho, “A Feira de Maravilhas do Fantástico Barão de Münchausen” é mais um espetáculo da Cia PeQuod e permanecerá em temporada até o dia 10 de janeiro de 2016 no Centro Cultural dos Correios.

 Fundada em 1999, a PeQuod desenvolveu ao longo de sua trajetória linguagem e identidade particulares, mesclando uma dramaturgia consistente, concepção visual personalizada, interagindo com bonecos e atores, resultando num trabalho híbrido e que se tornou uma importante referência do nosso teatro. Essa sua nova proposta teatral tem como figura central um personagem de destaque no imaginário juvenil que nos convida a uma viagem para um mundo repleto de histórias fantasiosas, que foram  eternizadas através de um livro publicado 2 séculos atrás, “As Aventuras do Barão de Münchausen”, por Rudolph Erich Raspe, sobre a figura real de um ex-militar que tinha o hábito de receber hóspedes em sua propriedade rural e lhes preencher o tempo com  histórias repletas de batalhas, caçadas e viagens tão absurdas, mas que segundo relatos, contadas com tanta naturalidade que soavam como absolutamente reais e dignas de credulidade, mesmo que fosse uma viagem à lua.

Para que um universo tão fantasioso tivesse um impacto emocional à altura das aventuras que o inspiraram, Tim Rescala construiu uma narrativa cuidadosa em absorver todo o encantamento do mundo do nobre Barão e preencheu-a com uma trilha sonora que contribui vivazmente para a fluência da dramaturgia através de bonitas composições inteiramente encaixadas no contexto do universo representado, ressaltando toda a carga de magia impregnada pela encenação.

A partir dessa base, Miguel Vellinho estruturou uma proposta cênica ousada e de alto grau de complexidade. Foi concebido uma grande feira no pátio do Centro Cultural dos Correios. Instalou-se uma enorme tenda com uma praça central e quatro tendas menores a circundando. São quatro ambientes distintos pelos quais somos conduzidos pelo nosso anfitrião, o próprio Barão de Münchhausen(Márcio Nascimento). Após uma recepção ao público pelo Barão e sua banda musical na área central, somos conduzidos a entrar nas tendas: “Taberna de Sabre”, “Monstro Marinho”, “Gabinete de Curiosidades”, “Teatro Barroco”. Cada uma dessas ambientações se transforma num mundo à parte, universos muito particulares, com diferentes concepções cenográficas, estéticas e de iluminação. Em cada um desses mundos somos surpreendidos por diferentes técnicas de manipulação, desde sombras com projeção de silhuetas, bonecos e inclusive atores de comportando como bonecos.

Há acima de tudo em “A Feira de Maravilhas do Fantástico Barão de Münchausen” uma proposta libertária, que convida seu público a soltar suas amarras pessoais e acreditar na realidade existente na imaginação do Barão, emanando adultos e crianças numa crença que é possível desvencilhar-se da lógica convencional da qual somos prisioneiros. A ideia da encenação de Miguel Vellinho quebra-nos da acomodação de um mundo ordinário para nos transportar para o universo que habita na amplitude imaginária de seu protagonista. As surpresas espreitam permanentemente a cada novo mundo que se abre diante de nossos olhos, com o espectador sendo convidados a ser parte ativa dessa narrativa.

Miguel Vellinho realiza uma dinâmica movimentação cênica, através de um ritmo harmônico e pelo qual conduz seu barão de münchhausen 2elenco formado por  Liliane Xavier, Lucas Oradovschi, Mariana Fausto, Miguel Araújo, Márcio Newlands, Márcio Nascimento, Raquel Botafogo, Thiago Debossan. Todos os integrantes com uma grande capacidade nas mais diversas expressões artísticas. Exímios músicos, cantores, atores, manipuladores e que pela enorme capacidade técnica levam à plateia um adorável jogo cênico. Márcio Nascimento interpreta o Barão de Münchausen com uma enorme presença física e com a eloquência necessária para a composição do personagem. Em cena, Márcio domina seu espaço com sutileza e carisma, comandando o público com um pulso forte camuflado por trás de uma delicadeza de gestos e com a verdade com que vive tão fascinante personagem. Importante ressaltar na composição de Márcio Nascimento o visagismo de Mona Magalhães, com um destaque adicional ao protuberante nariz utilizado.

Tecnicamente o espetáculo conta com elementos elaborados e totalmente integrados com a concepção cênica, começando pelos figurinos de Kika Medina, numa pesquisa muito competente de ambientação de época, qualidade no seu desenho e confecção, contribuindo para a composição dos diversos personagens, mas sem deixar de abraçar a proposta de liberdade criativa.

Carlos Alberto Nunes teve um trabalho desafiador para o desenho de cenários tão distintos para tantas necessidades, que foi realizado com grande criatividade e com um ótimo resultado final. Destaque para o lindo cenário do interior da tenda do Monstro Marinho.  A interação dessa cenografia com a iluminação de Renato Machado tem papel fundamental ao êxito artístico desse espetáculo e para que público embarcasse de cabeça na proposta. Renato Machado teve ainda que enfrentar a dificuldade da presença da luz natural que devido ao horário de verão se mantinha imponente até quase  às 19 horas da noite.

Igualmente é preciso destacar o trabalho de Andrea Zeni na sonorização de um espaço amplo e aberto, assim como a direção de movimentos de Duda Maia e a preparação vocal de Doriana Mendes.

A Feira de Maravilhas do Fantástico Barão de Münchausen” crê verdadeiramente na doação plena de seus artistas e no desenvolvimento de composição artesanal para realizar um trabalho que respeita a capacidade imaginativa ilimitada do seu público. Um espetáculo imperdível, da mais alta relevância, repleto de fantasia e com uma capacidade de encantar mais além do que somente o público infantojuvenil.

Fotos: Simone Rodrigues.

A Feira de Maravilhas do Fantástico Barão de Münchausen.
Direção geral: Miguel Vellinho.
Dramaturgia, canções originais e direção musical: Tim Rescala.

Elenco: Liliane Xavier, Lucas Oradovschi, Mariana Fausto, Miguel Araújo, Márcio Newlands, Márcio Nascimento, Raquel Botafogo e Thiago Debossan

Local: Praça do Centro Cultural dos Correios | Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Tel.: 21. 2253-1580
Duração: 60 minutos. Classificação etária: 10 anos. Lotação: 50 lugares.
Espetáculos de sexta a domingo às 18h
Estreia dia 06 de novembro.
Ingressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Temporada de novembro (06/11/15) a janeiro (10/01/16), parando nas semanas do Natal e Ano Novo.

Ficha técnica

Direção de movimentos Duda Maia | Cenografia Carlos Alberto Nunes | Figurino Kika de Medina | Iluminação Renato Machado | Design de som Andrea Zeni | Criação e confecção dos bonecos Dolores Marques, Eduardo Andrade, Margareth Moura, Marcio Newlands e Rita Spier | Preparadora vocal Doriana Mendes | Preparador musical Rodrigo de Marsillac | Visagismo: Mona Magalhães | Aderecista Celestino Sobral | Costureira Maria Bezerra | Assessoria de imprensa Mônica Riani | Design gráfico Roberta de Freitas. Fotografia Simone Rodrigues | Administração do projeto Liliane Xavier. Produção executiva Luciano Borges | Assistente de produção e contrarregra Shirley Sales | Marketing cultural Gloria Dinniz e Thiago Monte | Direção de produção e coordenação do projeto Lilian Bertin

Confecção de bonecos – coordenação: Marcio Newlands.
Bonequeiros: Bruno Descaves, Eduardo Andrade, Marcio Newlands e Rita Spier.
Criação e confecção das máscaras: Flavia Lopes e Marise Nogueira do Ateliê Gravulo
Silhuetas e ilustrações (Theatro de Brinquedo): Dolores Marques.
Pintura de arte:Bruno Descaves, Eduardo Andrade, Marcio Newlands, Miguel Vellinho e Rita Spier.
Assistência de confecção: Evgeniya Kalatukhina e Farley Matos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

abril 2020
D S T Q Q S S
« fev    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930