Crítica: A Garota que Você Deixou Para Trás


 

ddpt10

Texto de Adriana Mello.

3-estrelas-valendoEu já tinha lido e curtido os livros anteriores da JoJo Moyes: “A Última Carta de Amor” e “Como Eu era Antes de Você”. Mas “A Garota que Você Deixou Para Trás” é de longe seu melhor e mais maduro livro. Jojo sabe muito bem como escrever e a agradar o público feminino.

Durante a Primeira Guerra Mundial, pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, “A Garota que Você Deixou Para Trás” alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

“A Garota que Você Deixou Para Trás” me conquistou logo de cara. Impossível não se apaixonar e torcer por suas heroínas; Sophie e Liv. A boa construção de personagens é uma características mais marcante de Jojo. A riqueza dos seus personagens  compensa eventuais falhas na narrativa da autora. Mas Jojo é uma autora mais emocional mesmo, ela nunca dominou por completo a narrativa de seus livros, mas em compensação seus personagens são seu maior trunfo. Em todos seus livros, os personagens são cativantes e ganham a simpatia do leitor com facilidade.

Para quem está procurando um livro para se divertir, passar o tempo sem maiores preocupações intelectuais, “A Garota que Você Deixou Para Trás” é uma ótima pedida. Eu gostei e recomendo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031