Crítica: Acorda Amor!


 

Por Renato Mello.

Foto: Nayara Zattoni

Foto: Nayara Zattoni.

Um espetáculo com enorme graciosidade está em cartaz no teatro Eva Herz, localizado no interior da Livraria Cultura, no Centro do Rio, sempre às terças e quartas feiras numa temporada que se estenderá até o dia 27 de maio. Trata-se de “Acorda Amor!”, um monólogo apresentado por Florencia Santángelo e com direção de Marcos Camelo.

Numa visão mais superficial pode parecer a proposta de “Acorda Amor!” um tanto simples: uma atriz em cena durante uma hora contando a história da “Bela Adormecida”. Mas quem se deixar render ao convite para assistir ao espetáculo vai se surpreender, porque descobrirá que dentro da simplicidade, reside na verdade algo complexo e desafiador no trabalho de dramaturgia desenvolvido pela própria dupla atriz-diretor Florencia e Marcos. O espetáculo vai desvendando e preenchendo a “história oficial” através de pequenos detalhes ocultos e omitidos na construção da Grande História que os Irmãos Grimm lapidaram na versão considerada definitiva. Essas lacunas que vão sendo levadas ao conhecimento a partir da narração de Florencia criam uma versão extremamente saborosa e humana. Florencia desenvolve em cumplicidade total com o público, um exercício de imaginação, deixando sempre a porta aberta para o inesperado e o improviso.

Ou como o próprio espetáculo se apresenta:

“Um conto de fadas, porque conforta o coração,
uma atriz, porque é o suficiente
um hora, porque é um desafio para contar uma eternidade.”

Foto: Vinnicius Calian

Foto: Vinnicius Calian

Florencia Santángelo é puro arrebatamento! Sozinha, sem se apoiar em nenhum cenário rebuscado ou outro elemento distracionista, domina inteiramente o tablado,  diverte com uma enorme espontaneidade e possui uma personalidade que encanta por um carisma pessoal nato na atriz. Faz com que cada espectador se sinta notado através de um olhar forte e vibrante. Quando busca a interação com o público, sem ser em nenhum momento invasiva, faz com que este sinta ter dito a coisa mais original do mundo pela maneira cativante com que a atriz acolhe sua contribuição. Além de boa interpretação, Florencia também se expressa com contundência através de um trabalho de expressão corporal muito bem realizado, desenvolvido em conjunto com Rodrigo Maia.

A direção de Marcos Camelo teve o mérito de saber explorar o carisma e personalidade da sua atriz, ditar o ritmo correto para que a história narrada gere interesse sem jamais cair no vazio e conseguiu com poucos elementos cênicos criar interessantes sequências e uma atmosfera propícia para construir uma dramaturgia, que mesmo baseada numa obra conhecida, consegue inserir novidades e surpresas.

O figurino utilizado por Florencia mantém a proposta frugal da ambientação, mas é funcional para as diversas intenções que a atriz busca na narrativa. A iluminação de Paulo Denizot merece ser destacado, ajudando substancialmente a materializar a atmosfera dramaturgica imaginada por Florencia e Marcos Camelo, dando um bom realce e destaque as cenas propostas.

Acorda Amor!” é um espetáculo que encanta por uma ousadia escondida sob uma fachada de simplicidade em que seus criadores apostaram num desafio e tiveram um lindo resultado final.

Foto: Santiago Harte

ACORDA AMOR!
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: livre
GÊNERO: solo narrativo/ comedia dramática
Local: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura – Rua Senador Dantas 45
Temporada: 7 de abril até 27 de maio
Dias: terças e quartas às 19h30m
Ingresso: R$ 30,00 e R$15,00(meia entrada)

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Florencia Santángelo e Marcos Camelo
Direção: Marcos Camelo
Atuação: Florencia Santángelo
Preparação corporal: Rodrigo Maia
Iluminação e cenário: Paulo Denizot
Figurino: Florencia Santángelo
Visagismo: André Vital
Fotografias: Santiago Harte
Arte gráfica: Raquel Theo
Produção: Quatro Manos
Realização: Quatro Manos

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031