Crítica: As Bondosas


 

AS BONDOSAS ENSAIO-BY JANDERSON PIRES 3352 130730AS BONDOSAS ENSAIO-BY JANDERSON PIRES 3352 130730AS BONDOSAS ENSAIO-BY JANDERSON PIRES 3352 130730

Por Renato Mello.

Após passagem por diversos palcos do Rio de Janeiro, o espetáculo “As Bondosas” reestreia em uma nova temporada até o dia 29 de abril, dessa vez no Teatro dos 4, Shopping da Gávea.

Com direção de Tom Pires a partir do texto do dramaturgo cearense Ueliton Rocon, “As Bondosas” é um mergulho extremamente bem humorado sobre os valores arraigados no inconsciente humano e que se encontram submersos sobre os rígidos princípios que norteiam o comportamento hipócrita que o convívio social obriga.

A história se passa durante uma longa madrugada em que três carpideiras, Astúcia, Angústia e Prudência velam o corpo da filha mais nova de uma família aristocrática. Desprezadas e ignoradas por todos os participantes da fúnebre cerimônia, passam o seu tempo a observar e comentar entre elas o comportamento extravagante que testemunham, acabando por tornar um propulsor para liberarem alguns dos seus mais profundos sentimentos e desejos.

O texto de Ueliton utiliza a figura da carpideira como uma metáfora para as travas sociais que soterram as misérias humanas, uma profissão ancestral e que tem uma missão(remunerada) de velar um morto através de cânticos piedosos com o intuito de fazer todos os presentes ao velório chorarem e da crença que através desse ato facilitará a entrada do morto ao reino do céu. Como o próprio diretor Tom Pires comentou em entrevista que nos foi concedida, “Levantamos muita coisa a respeito do ofício de carpideiras mundo afora, das tradicionais às contemporâneas, mas nosso foco não era o ofício de carpideira, era o ser humano carpideira, o que há de universal nessas três carpideiras”.

AS BONDOSAS - by Janderson Pires  (4)

 Apesar da qualidade do texto, o grande êxito da montagem reside principalmente na ótima atuação do elenco formado por 3 atores pernambucanos, Gerson Lobo, Sidcley Batista e Leandro Mariz que dão vazão num tom próximo da farsa a uma explosão de sentimentos e revelações de personagens femininos sem jamais deixar de utilizar a grande força cômica contida num ambiente tão funesto. Prudência(Sidcley Batista) exerce a liderança sobre as demais e é uma espécie de reserva moral do trio. Sempre pronta para recriminar e apontar sobre o que seria o certo e o errado. Astúcia(Leandro Mariz) a mais influenciada pelo ambiente em que está inserida, acaba por ser a responsável pela ruptura, se revelando uma rebelde pronta para libertar seus mais íntimos desejos. Angústia(Gerson Lobo) se equilibra entre os preceitos morais ditados por Prudência e o desejo de se juntar à proposta de liberação de Astúcia. Há em cena uma grande complementaridade entre as três personagens, que se equilibram e jogam permanente durante toda a encenação com grande competência e ótimo timing de humor. Gerson Lobo e Sidcley Batista tem muito boa atuação, com uma presença cênica muito bem realizada e belos momentos de humor. Em relação a Leandro Mariz, sua presença em cena tem a capacidade de impedir-nos de tirar o foco sobre sua atuação. Ator de forte personalidade, Leandro tem uma atuação excelente com uma postura corporal muito bem realizada e que consegue tanto dizer(e fazer rir) com um simples olhar. Brilhante atuação!

Tom Pires exerce sua função de encenador com extrema precisão, o que não é tarefa muito fácil no caso específico de “As Bondosas”, que exige grande personalidade e pulso forte por parte do diretor diante de um elenco que possui um grande conhecimento sobre todo o processo do desenvolvimento criativo de uma peça de teatro e com muitos conceitos pré-concebidos. A movimentação e desenvolvimento das sequências é muito bem realizado, assim como sua condução dos atores para encontrarem o tom correto para a comédia que encenam.

O figurino de Leandro Mariz se destaca pela utilização de cores vivas e fortes e que estão bem de acordo com a criação da atmosfera do espetáculo. A cenografia de Sidcley Batista se utiliza do fundo preto do cenário e com elementos em cena formados por diversas caixas que juntas ou separadasvão se transformando em diversos objetos necessários ao desenvolvimento dramatúrgico. Simples, porém funcional.

Na mesma entrevista já citada, Tom Pires comentou que entre suas expectativas estaria “que o público que for nos assistir saia do teatro recompensado”. Podemos dizer que Tom conseguiu então atingir seu objetivo, pois “As Bondosas” cumpre sua função de comédia, conseguindo divertir, e muito. Mas além disso, tem um resultado final mais amplo através de um diretor que tem a qualidade de conseguir conceber um espetáculo que pode ser visto além da camada da comédia, transposto também como uma potente crítica social e com um elenco que tem o perfeito domínio da complexidade da arte da comédia, num texto que faz uma deliciosa expiação sobre os mais inconfessáveis desejos.

Foto: Janderson Pires.

SERVIÇO
as bondosas 12Temporada: 10 de março a 29 de abril de 2015
Horário: terças e quartas, às 20h30
Ingresso: R$ 60,00 (Inteira) e R$ 30,00 (Meia)
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 60min
Endereço: Teatro dos Quatro, Shopping da Gávea – Avenida Marquês de São Vicente, 52 – Gávea

FICHA TÉCNICA
Texto: Ueliton Rocon
Direção e Pesquisa Musical: Tom Pires
Elenco: Gerson Lobo, Leandro Mariz e Sidcley Batista
Desenho de Luz: Eduardo Salino
Figurinos: Leandro Mariz
Cenário: Sidcley Batista
Operador de Som: Cacierly Tiengo
Operador de Luz: Mario Ribeiro Junior
Produção: Tom Pires, Gerson Lobo, Leandro Mariz e Sidcley Batista
Realização: Cia. SOS de Teatro Investigativo


Palpites para este texto:

  1. Carla Nascimento -

    olá,
    só gostaria de informar que a personagem viva pelo ator Gerson Lobo, a Angustia é a que se equilibra entre os preceitos morais ditados por Prudência (Sidcley Batista) e o desejo de se juntar à proposta de liberação de ASTÚCIA (Leandro Mariz). na crítica as personagens Angústia e Prudencia estão com as caracteristicas trocadas.
    obrigada

  2. SENSACIONALLLLLLLLLLLLLL………………. Parabéns ao elenco e direção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« nov    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31