Crítica: Be Careful, It’s My Heart


 

Be Careful It`s My Heart_028

Por Renato Mello.

Até o dia 2 de agosto o Teatro Maria Clara Machado, no Planetário da Gávea, está apresentando um lindo espetáculo com as canções imortais de um gênio da música, Irving Berlin. Trata-se de “Be Careful, It’s My Heart”, com direção de Darwin Del Fabro.

Sua obra é não somente vasta, como de uma qualidade rara, que fizeram de Berlin um dos maiores compositores do século XX. Justamente essa obra tão contundente deixa um caminho que bem explorado pode gerar um ilimitado tipo de espetáculos. Diante de todas essas possibilidades, Darwin Del Fabro optou pelo caminho da simplicidade para realizar um espetáculo objetivo e que valoriza toda a riqueza das canções para fazer de “Be Careful, It’s My Heart” algo de grande encantamento.

Durante aproximadamente 1 hora, algumas das mais famosas canções de Berlin são apresentadas e interpretadas com grande beleza, tais como “Let me Sing”, “I Love a Piano”, “Top Hat”, “Be Careful, It’s My Heart”, “Cheek to Cheek”, “Always”, “Blue Skies”, entre outras.

Be Careful It`s My Heart_026

Darwin divide a cena com Laura Lobo, formando uma dupla cativante, seja nos pequenos gestos, nos olhares cúmplices, na leveza com que parecem se divertir no palco brincando com as intenções do autor e que acabam por deixar a plateia extasiada com tamanha graciosidade e espontaneidade. Ambos transmitem além da notável técnica vocal e movimentação no palco, uma rara capacidade de absorção das atenções de todos os presentes para gerar um sentimento unânime de grande felicidade aos espectadores ao final da apresentação.

Mas se ambos conseguem transmitir tanta complexidade de sentimentos, é preciso atentar que isso não é obra do acaso. Se existe tanta qualidade no palco ele é fruto de anos e anos de dedicação. Darwin del Fabro aluno de Vera do Canto e Mello e de Natalie Weiss em Nova York, participou no Brasil de grandes produções como “Shrek, o Musical”, “Era no Tempo do Rei” e “Um Violinista no Telhado”. Laura Lobo tive a oportunidade recente de assistir no infantil, “Chapeuzinho Vermelho Como Você Nunca Viu”, tendo anteriormente atuado em “A Família Addams”, “O Despertar da Primavera” e “Meu Amigo Charlie Brown”. Portanto, toda a falsa percepção da facilidade como flutuam em cena não passa de ilusão. Se existe ali uma enorme capacidade cênica de ambos, isso se deve a uma enorme dedicação, um inesgotável período estudos e  a experiência de quem já foi conduzido por importantes diretores.

Be Careful, It’s My Heart” está longe de ser uma grande produção, ela possui um registro quase intimista, mas é acima de tudo realizado com uma visível paixão por todos os integrantes. Isso fica muito patente principalmente no permanente brilho no olhar de Darwin, que se desdobrou nas mais diversas funções, além do roteiro e da direção, para levantar o espetáculo, assinando igualmente a iluminação e os elegantes figurinos que dividia no palco com Laura.

Esse registro intimista se completa pela criação da direção musical, que conta com o piano de Thalyson Rodrigues e o violoncelo de Saulo Vignoli, que se mantém dentro da atmosfera construída em cena, executados com muita competência e que conseguiam interagir com o jogo cênico de Darwin e Laura.

Be Careful It`s My Heart_023

Cenografia de Cris de Lamare de acordo com o tamanho e a proposta do espetáculo. Destaque para as lindas imagens de alguns dos grandes trabalhos de Berlin o teatro e cinema, que são projetados em cena, num interessante trabalho de pesquisa que poderia ser um pouco mais explorado.

Be Careful, It’s My Heart” é um trabalho que merece ser assistido por todos que amam as mais belas músicas compostas pela grandiosidade de Berlin, lindamente levadas à cena do Teatro Maria Clara Machado por dois artistas de muito talento.

Fotos: Artur Garção.

Serviço:
Be Careful It`s My Heart_024Be Careful It’s my heart – Com canções de Irving Berlin
Estreia: 3 de julho de 2015, as 20h
Temporada: De 3 de julho até 2 de agosto, Sextas, sábados e domingos, as 20h
Datas: Sextas, sábados e domingos
Local: Teatro Maria Clara Machado – Planetário da Gávea – Avenida Padre Leonel Franca, 240 – Gávea
Classificação: livre
Preço: R$ 50,00
Telefone: (21) 2274-7722

Ficha Técnica
Elenco: Darwin Del Fabro e Laura Lobo
Direção e Roteiro: Darwin Del Fabro
Assistência de Direção: George Luis e Fabiana Tolentino
Cenografia: Cris de Lamare
Direção de Movimento : Renato Vieira
Direção Musical e Arranjos: Betto Serrador e Thalyson Rodrigues
Preparação Vocal: Vera do Canto e Mello
Visagismo: Marcone Milanez
Direção de Produção: George Luis
Produção Executiva: Maria Fernanda Marques e Igor Miranda
Assistência de Produção: Julia Kussler

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

julho 2017
D S T Q Q S S
« jun    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031