Crítica: Cadê Você Bernadette?


 

Por Adriana Mello.

Cadê Você Bernadette?” já estava na minha lista há algum tempo. Várias amigas já haviam me recomendado dizendo que era divertidíssimo, mas sempre adiava e acabava lendo outro livro. Até que um dia resolvi encarar e me diverti horrores com esse simpático livro editado pela Companhia das Letras e escrito pela norte-americana Maria Semple.

O livro conta a história de Bernadette Fox, uma mulher brilhante, uma mãe super amorosa, mas com temperamento difícil de lidar. As outras mães do colégio de sua filha, Bee, a detestam e a consideram anti-social e Bernadette não faz nada para melhorar essa impressão.  Bernadette é casada com Elgin, um gênio da informática e ídolo do mundo nerd. Ele é um pai e marido ausente. O pesadelo de Bernadette começa quando Bee pede como presente, por ter concluído seus estudos com notas máximas em todas as matérias, uma viagem para Antártida. Para Bernadette que já está cansada de tudo e todos e a beira de um ataque de nervos, essa viagem é a gota d’água. Há poucos dias da viagem, Bernadette desaparece sem deixar pistas nem rastros. Bee, que a considera melhor mãe do mundo, não medirá esforços para encontrar a mãe. Mas antes ela terá que descobrir quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem.

Cadê Você Bernadette?” era exatamente o que eu esperava. Não me surpreendeu nem mais nem menos. A narrativa do livro é bem interessante e original: variando entre o ponto de vista de Bee, documentos secretos do FBI e trocas de cartas e email entre vários personagens. É através dessa narrativa, que pode parecer confusa, mas que funciona super bem, é que vamos conhecendo mais sobre Bernadette.

Maria Semple domina a história do início ao fim, sem deixar furos. Seu texto é leve e divertido. Quando percebemos já lemos várias páginas em uma tacada só. O grande trunfo de Maria Semple é fazer com que o leitor vá conhecendo Bernadette junto com Bee.  Isso faz com que nos sentimos parte da história e aguça nossa curiosidade sobre a personagem.

Sei que pode parecer confuso, mas “Cadê Você Bernadette?” é um livro hilário que rende boas gargalhadas devido as suas situações absurdas. Se você está procurando um livro para se divertir, rir, passar o tempo, sem grandes elucubrações, esse é exatamente o livro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

junho 2017
D S T Q Q S S
« maio    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930