Crítica: Ela é Meu Marido


 

image004

Por Renato Mello

O humor como um meio de reflexão para a fragilidade dos relacionamentos amorosos de nossos tempos. “Ela é Meu Marido”,  comédia dirigida por Diego Molina,  se apresenta em temporada no Teatro dos 4 até o dia 22 de fevereiro.

Escrita por Nelito Fernandes e Martha Mendonça, aborda o relacionamento de 2 amigas do tempo de escola, Drica(Guta Stresser) e Nanda(Bia Guedes), que apesar de já terem passado dos 30 anos demonstram uma imaturidade afetiva que de algum modo as impedem de se realizarem no campo amoroso. Numa tentativa de “se reinventarem” e já desesperadas encontram uma aparente solução para seus problemas decidindo casar-se uma com a outra, apesar ardente desejo que nutrem pelo sexo oposto.

A dramaturgia de Nelito Fernandes e Martha Mendonça possui uma construção dramatúrgica consistente e que possibilita a inserção de boas situações e diálogos, alavancando  alcance cômico para a proposta sem detrimento da composição de um retrato do vazio existencial das suas personagens. Por vezes algumas situações acabam por diferentes vias se tornando um pouco repetitivas, que um pequeno enxugamento harmonizaria essa redundância.

Um dos mais competentes diretores da cena teatral carioca, Diego Molina se sente extremamente à vontade dentro desse tipo de ambientação, explorando o humor contido dentro dos dramas humanos da vida contemporânea.  Sua direção amplia visivelmente a capacidade cômica do texto ao compor boas soluções cênicas e criando interessantes situações visuais para as intenções contidas na dramaturgia. Explora bem a movimentação de suas atrizes pelas possibilidades físicas e cenográficas que dispõe e realiza competente direção de atores, que no caso específico, é necessária uma mão muito bem calibrada para evitar excessos e subidas acima do que se necessita para o texto. A ressaltar que em alguns momentos as trocas e complementos cenográficos acabam por quebrar um pouco o ritmo do espetáculo e que algumas soluções nesse sentido poderiam ser repensadas, por exemplo, logo no início em que praticamente se remonta todo o ambiente cenográfico do apartamento das personagens, deixando prejuízo à dinâmica.

Guta Stresser e Bia Guedes realizam uma troca permanente, alcançando uma modulação comum que mantém o equilíbrio do jogo cênico. Utilizam com vigor e correção o instrumento corporal e a impostação vocal, sabendo discernir o momento em que é preciso “atacar” o texto para extrair as motivações emocionais, mas principalmente os elementos cômicos, no que são bem-sucedidas.

O cenário de Manoel Puocci retrata com correção o ambiente característico das personagens, mas a questão das alterações e preenchimentos cenográficos, em conjunto com a direção de Molina(e talvez com a narrativa), deveriam ser preponderados em busca de uma maior funcionalidade. Os figurinos de Patricia Muniz atuam com adequação na contextualização do meio, origem e faixa etária dos personagens, cumprindo com perfeição sua função de contribuir na composição dos personagens.

Apesar da necessidade de alguns ajustes, “Ela é Meu Marido” resulta numa comédia eficiente e que cumpre o que dela se espera: humor inteligente, conteúdo e capacidade de gerar reflexões.

FICHA TÉCNICA
Texto: Martha Mendonça e Nelito Fernandes
Direção: Diego Molina
Diretor Assistente: Alexandre Regis
Elenco: Bia Guedes e Guta Stresser

Participação e contraregragem: Pedro Esteves
Iluminação e Trilha Sonora: Fred Eça
Cenário: Manoel Puocci
Figurinos: Patricia Muniz
Visagismo: Valeria Rodriguez
Designer Gráfico: Ivi Spezani
Fotografia: Ananda Campana
Assessoria de Imprensa: Sheila Gomes
Estagiaria de Produção: Tecca Ferreira
Produção Executiva: Douglas Teixeira
Direção de Produção: Alina Lyra
Produção: Alkaparra Produções
Realização: Martha Mendonça e Nelito Fernandes

SERVIÇO
Teatro Dos 4
Endereço: Shopping da Gávea – R. Marquês de São Vicente, 52 – Gávea
Telefone: (21) 2239-1095
Lotação: 402 lugares
Temporada: de 24 de janeiro a 22 de fevereiro
Horários: terças e quartas às 21h
Ingressos: R$ 60,00
Vendas Online: Ingresso.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

junho 2017
D S T Q Q S S
« maio    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930