Crítica: Fatal


 

fatal

Por Renato Mello.

Fotos: Zô Guimarães.

Um espetáculo que aborda a paixão a partir de mitos e lendas, “Fatal”, está em cartaz até o dia 10 de abril no Oi Futuro Flamengo, com direção de Guilherme Leme Garcia.

A proposta de Guilherme Leme Garcia encontrou em 3 dos melhores dramaturgos da cena teatral carioca a base narrativa para sustentar um espetáculo que se utiliza de pouquíssimos elementos para expor a profundidade de sentimento tão devastador da alma humana. Pedro Kosovski escreveu sobre Eros e Psiquê, Marcia Zanelatto se inspirou em Tristão e Isolda, enquanto Jô Bilac debruçou-se sobre Kama e Rati.

Um dos maiores riscos nesse tipo de proposta reside nas costumeiras irregularidades e na heterogeneidade no processo criativo, ainda mais com 3 autores com personalidades e estilos muito definidos. Porém a costura dramatúrgica liderada por Guilherme Leme Garcia conseguiu compor painel amplo e complementar. São heterogêneos, mas a irregularidade inexiste pela qualidade de 3 textos contundentes e profundos, aliados com uma apropriada construção cênica.

A concepção de Guilherme Leme Garcia represou a explosão sentimental dos seus personagens como se estivessem dentro de uma pequena caixa, criando um huis clos que adensa a força dramatúrgica e enrijece o discurso. Em cena apenas 2 atores sentados em suas respectivas cadeiras interpretando suas paixões. Há uma marcação contundente de cada texto, mas costurados sutilmente, sem saltos estéticos ou mudanças na atmosfera da peça.

fatal 10

Debora Lamm é uma atriz que demonstra uma capacidade de recursos infindáveis e que a cada espetáculo reforça minha opinião de que se trata de uma das mais brilhantes atrizes do teatro nacional. Sua atuação é soberba, sem dúvida uma das melhores desse início de ano. Num espetáculo que os atores estão propositalmente “limitados” pela opção do diretor, tal opção acaba por ressaltar a fluência rítmica de Debora, dosando o peso de cada intenção ou simplesmente de cada palavra. Expõe-se na voltagem emocional correta, na sutiliza ou intensidade da sua paixão. Paulo Verlings realiza um jogo cênico de qualidade técnica inegável com Debora, utilizando um pouco mais a linguagem gestual e facial, mas encontrando permanentemente as verdades interiores de seus personagens.

O desenho de luz assinado por Tomás Ribas tem importante destaque na proposta estética de Guilherme Leme Garcia, mantendo a ambientação dentro de uma tonalidade que valoriza as zonas sombrias e que ao mesmo tempo cria um bonito impacto quando “invade” o cenário pelo alto, como que  buscando iluminar uma delicada caixa. A instalação de Aurora de Campos é discreta e sóbria, mas valoriza a estética sem se tornar um mero elemento de distração.

“Fatal” compõe através de diferentes olhares sobre um mesmo tema, um espetáculo sensível e de grande valor artístico.

fatal_deboralamm_e_paulo_verlings_fotozoguimaraes__9_606x455

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia
Jô Bilac
Marcia Zanelatto
Pedro Kosovski

Elenco
Debora Lamm
Paulo Verlings

Concepção e Direção
Guilherme Leme Garcia
Assistente de Direção
Charles Asevedo
Instalação Cênica
Aurora dos Campos (Cenografia) e Tomás Ribas (Iluminação)
Figurino
Marcelo Olinto
Trilha Sonora
Marcello H.
Assistente de Trilha Sonora
Braulio Giordano
Colaboração Artística
Vera Holtz
Projeto Gráfico
Alexandre de Castro
Assistente de Produção
Pyetro Ribeiro
Produção Executiva
Maria Albergaria
Direção de Produção
Sérgio Saboya

SERVIÇO
Espetáculo: Fatal
Estreia para convidados: 18 de fevereiro
Temporada: 19 de fevereiro a 10 de abril de 2016
Local: Oi Futuro (R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)
Informações: (21) 3131-3060
Dias e horários: Quinta a domingo, às 20h
Capacidade: 63 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Drama
Ingressos: R$15 (meia) e R$30 (inteira)
Horários da bilheteria:
De terça a sexta, das 14h às 20h.
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 20h
Ingressos à venda: www.ingressorapido.com.br ou pelo telefone 4003-2330

 Assessoria de imprensa do espetáculo
Bianca Senna
Paula Catunda


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

maio 2017
D S T Q Q S S
« abr    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031