Crítica: Ferrugem e Osso


 

 

 “Ferrugem e Osso”, o novo filme de Jacques Audiard teve sua estreia mundial no festival de Cannes de 2012 aonde saiu aclamado pela crítica e acabou sendo o primeiro sucesso de público de sua carreira, levando quase 2 milhões de espectadores na França, um número significativo para um diretor reconhecido e respeitado mas que nunca conseguiu uma comunicação com o grande público.

Alain(Matthias Schoenaerts), um desempregado atravessa a França na companhia do filho para buscar refúgio na casa da sua irmã, num balneário do sul da França. Emprega-se como segurança numa boite, aonde numa confusão conhece Stéphanie(Marion Cotillard), treinadora de orcas. Stéphanie acaba sofrendo um gravíssimo acidente que acaba por lhe afetar radicalmente a vida. Stephánie e Alain se aproximam a partir do acidente, criando uma estranha relação.

 É um filme pesado, por vezes surpreendente e que é impiedoso com seus personagens e com o espectador. Possui um roteiro bem estruturado que serviu de estrutura para que seus 2 protagonistas, Schoenaerts e Cotillard, pudessem expressar toda a gama de sentimentos e emoções(ou falta de). Lógico que houve uma forçada de barra para tentar indicar Marion Cotillard ao Oscar, que acabou infrutífera. Cotillard tem uma realmente uma bela atuação, com toda a dor do recomeço vivido por sua personagem, mas também não é para tanto. Seu companheiro de cena, Schoenaerts, mantém-se no mesmo nível de Cotillard, com um personagem frio, introspectivo, frio, sem compaixão e relapso.

A frieza de Alain é também utilizado pelo diretor para manter seus personagens e ele mesmo numa distância com o espectador, talvez uma proteção contra a emoção fácil Audiard não apela, isso fica patente inclusive nos efeitos especiais sóbrios e necessários, assim como nas cenas mais dramáticas, que usa mais a sugestão do que a exposição gratuita.

Não é um filme fácil e agradável, mas tem força e intensidade. Um bom filme, mas não é palatável para quem quer apenas  uma tarde agradável numa sala de cinema.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

setembro 2017
D S T Q Q S S
« ago    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930