Crítica: Fim


 

 

Por Adriana Mello.

Sou muito fã da Fernanda Torres. Adoro seu trabalho como atriz (seja no teatro, cinema ou tv) e sou leitura assídua de suas colunas (na Folha de São Paulo e na Veja Rio).  Quando soube que Fernanda havia lançado um livro, apesar disso fiquei um pouco reticente, afinal escrever um romance é uma coisa um pouco mais pretensiosa. As primeiras críticas que li mantiveram meu pé atrás, apesar de super elogiosas, como as de Mario Sérgio Conti e Nelson Motta. – “Lá vem esse povo oba-oba defender um integrante da patota”, pensei. Mas o meu respeito pela artista que é Fernanda Torres me deixou com a curiosidade aguçada e tratei de comprar “Fim“, seu livro editado pela Companhia das Letras.

O livro me conquistou logo nas primeiras páginas, conseguindo de cara desarmar meu espírito. Conta a história de um grupo de 5 amigos cariocas. Eles relembram momentos importantes de suas vidas: casamentos, separações, saudosismo, arrependimentos e uma série de outros sentimentos.

Álvaro é solitário que vive indo a médicos e tem um péssimo relacionamento com sua ex mulher. Silvio não larga sua filosofia de “sexo, drogas e Rock and Roll” nem na velhice. Ribeiro é atlético e está encantado com a recém descoberta do Viagra. Neto é o caretão da turma. E Ciro é o conquistador invejado por todos. Cada um dos personagens conta sua história na primeira pessoa, o que acaba prendendo ainda mais nossa atenção.

Com um estilo para lá de criativo, Fernanda Torres domina a narrativa do início ao fim, em momento algum o ritmo do livro cai. O bom humor está presente em todos os momentos, mesmo nos mais dramáticos, o que rende belas gargalhadas ao leitor.

O livro se chama “Fim”, mas creio que é o começo de uma bela carreira literária da autora.


Palpites para este texto:

  1. Já não sou tão otimista com a Fernanda Torres. É uma boa atriz de comédia, bem engraçado, mas ficou devendo literariamente. Achei “Fim” bem comum, humor comum, personagens mal construídos e pensamentos rasos. A autora não trouxe nenhuma novidade. Vamos ver se ela melhora no segundo.

  2. Legal seu artigo,

    Adorei tudo que falou esta de parabéns,

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

agosto 2017
D S T Q Q S S
« jul    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031