Crítica RJ: Forró Miudinho


 

Forró miudinho10

Por Renato Mello.

O Oi Futuro Ipanema apresenta o musical infantil “Forró Miudinho”, numa temporada cuja extensão irá até o dia 13 de dezembro.

Trata-se da 3ª parte da trilogia concebida pelo diretor Sergio Módena em parceria com a autora e atriz Ana Velloso, que tem por objetivo abrir ao público infantil as portas da enorme diversidade existente dentro da música brasileira e toda uma bagagem cultural que cerca cada um desses ambientes musicais. Assim foi com “Sambinha” e “Bossa Novinha”, trabalhos anteriores de Ana e Sergio que exploravam essas mesmas vertentes.

Ambos artistas tem sido muito bem-sucedidos em suas intenções, resultando numa parceria altamente prolífica. Esse êxito extrapola as fronteiras dos musicais infantis, como pôde ser comprovado recentemente no adorável “Politicamente Incorretos”. Através de seus últimos trabalhos, Sergio e Ana procuram de algum modo, seja pela busca do olhar infantil, seja pela sátira política, entender o nosso país através de uma grande capacidade de realização e o empenho na busca da qualidade de seus projetos, independente do terreno pelo qual procuram exteriorizar suas ideias. No caso mais específico de Sergio, impressiona como sente-se à vontade em vertentes tão diversas, lembrando seu excelente trabalho na encenação de uma obra da densidade de “Ricardo III”.

55 -Divulgação  Forró Miudinho - Cred. Debora Garcia

Em “Forró Miudinho”, Junior(Édio Nunes), o mesmo protagonista de “Sambinha” e “Bossa Novinha” nos leva do subúrbio carioca ao Brasil profundo, desbravando a cultura nordestina através da riqueza de sua musicalidade. É justamente com a música que os personagens são guiados pela história que vai sendo contada. Juntamente com sua tia Jurema(Patrícia Costa), Junior viaja no caminho inverso da migração, numa busca de ambos pelas origens ao visitar a matriarca da família(Vera Novello) e movidos pelos sentimentos tão bem expressos nas linhas melódicas de um Luiz Gonzaga, que mesmo deixando o seu lugar e seus próximos,  jamais os tira de seu inconsciente.

A dramaturgia de Ana Velloso costura uma história a partir de alguns dos maiores sucessos do forró. Ana não busca uma complexidade dramatúrgica na sua linha de criação, nem é a proposta do espetáculo.  Busca um canal de comunicação direta utilizando a música como a linha mestre do espetáculo, sendo ela o principal elemento narrativo, seguindo uma linha lógica e que costura numa colcha de retalhos um grande mosaico da cultura nordestina.

No roteiro musical, canções como “Ai que saudade d’ocê”, “Qui nem jiló”, “Esperando na janela”, “Asa branca”, “De volta pro aconchego”, “Toque de fole”, “Eu só quero um xodó”, “Feira de mangaio”, “Chiclete com banana”, “Isso aqui tá bom demais”, entre outros clássicos inesquecíveis, que fazem de “Forró Miudinho” um espetáculo que leva todo um sentimento de ternura e todo o vigor alegre do universo absolutamente fascinante de um dos recantos mais deslumbrantes do Brasil.

Sergio Módena coordena com inteligência a proposta cênica, com uma ocupação do espaço muito bem realizada e tendo a perfeita noção da proposta que quer apresentar através de uma concepção dinâmica, com um ritmo constante, explorando com competência o elenco que tem em mãos e com um resultado final muito positivo.

O elenco composto por Ana Velloso, Édio Nunes, Milton Filho, Patrícia Costa, Vera Novello e Gabriel Manita é responsável por dar vida a ambientação proposta, formando um elenco consistente, harmônico e carismático. Com pleno domínio da técnica vocal e boas caracterizações. Um destaque adicional para Gabriel Manita, ator de bastante expressividade, que explora com competência a técnica vocal e corporal, que mesmo com um personagem não protagônico consegue atrair bastante a atenção.

Boa reprodução do ambiente nordestino através da direção de arte de Ney Madeira e 32 -Divulgação  Forró Miudinho - Cred. Debora Garcia32 -Divulgação  Forró Miudinho - Cred. Debora GarciaDani Vidal que contribuem para a atmosfera da proposta criando um ambiente alegre, e brincando com a forte mistura cromática tão típica do Nordeste.  Assim como a direção musical de Ricardo Rente aposta numa linha direta com importante papel para a exteriorização da cultura musical pretendida pelos autores. Édio Nunes busca na simplicidade gestual a eficiência para a comunicação dos atores, com uma coreografia bem realizada, alegre e sem maiores complexidades.

Aurélio de Simone mais uma vez com sua competência habitual realça a ambientação com mais um belo trabalho de iluminação.

Forró Miudinho”, um espetáculo divertido e que atinge o objetivo de levar ao público infantil todo o encantamento e riqueza existentes numa das mais originais e adoráveis culturas, que após termos em tempos recentes testemunhado exemplos de intolerância, terminamos o espetáculo com um sentimento de grande orgulho, pois isso aqui também é um pouquinho de Brasil, com um papel preponderante na formação daquilo que podemos definir como a “grande cultura brasileira”.

Oi Futuro Ipanema

Rua Visconde Pirajá, 54 – 3º andar – Ipanema
Telefone: (21) 3131 9333
De 12 de setembro a 13 de dezembro
Sábados e Domingos às 16hs
R$ 15,00 (inteira); R$7,50 (meia-entrada)
Lotação: 92 lugares
Duração: 60 minutos / Classificação – Livre / 3 anos

Ficha Técnica
Texto e Roteiro Musical: Ana Velloso
Direção: Sergio Módena
Direção Musical e Arranjos: Ricardo Rente
Elenco: Ana Velloso, Édio Nunes, Milton Filho, Patrícia Costa, Vera Novello e Gabriel Manita
Músicos: André Rente, Firmino e João Bittencourt
Iluminação: Aurélio de Simoni
Direção de Arte: Espetacular Produções – Ney Madeira e Dani Vidal
Bonecos: Bruno Dante
Preparação Vocal: Débora Garcia
Coreografias: Édio Nunes
Programação Visual: O departamento Comunicação e Design
Direção de Produção: Lúdico Produções Artísticas
Assessoria de Imprensa: Duetto Comunicação

Alessandra Costa
Duetto | Assessoria de Imprensa e Comunicação
alessandracostadivulga@gmail.com
michellitoledo@gmail.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

setembro 2017
D S T Q Q S S
« ago    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930