Crítica: Garota Exemplar


 

Por Adriana Mello.

Garota Exemplar” de Gillian Flynn foi outra dica da minha irmã. Mas ao contrário do “É Culpa Das Estrelas (de John Green), esse demorou a me conquistar. Achei o começo bem chato e cheguei a me questionar se conseguiria terminar a leitura. Só na metade que ele me pegou, mas em compensação, não consegui mais parar de ler.

Não leio muito livro de suspense, até vou me dedicar mais ao gênero, pois gosto muito. Mas fiquei curiosa com “Garota Exemplar” porque Gillian Flynn é uma das mais respeitadas autoras do gênero da atualidade. E nesse livro, ela mostra o motivo de ser tão aclamada. Gillian escreve muito bem, domina a narrativa, seus personagens são bem desenvolvidos e criam laços com o leitor.

O livro conta a história de Nick e Amy, um casal em crise. No dia de seu aniversário de casamento, Amy some e Nick torna-se o principal suspeito desaparecimento da esposa. Uma série de pistas o incriminam, mas Nick jura inocência e tem que provar para a polícia, imprensa e toda a opinião pública que acompanha o caso que não é culpado.

Garota Exemplar” é narrado por Nick e Amy. Em cada capítulo conhecemos uma versão dos fatos para a mesma história.  O que é ótimo para conhecermos cada personagem mais a fundo. Tanto Amy, como Nick despertam sentimentos ambíguos no leitor. Sabem amor e ódio? É bem por aí.

A história por várias vezes nos incomoda, pois está longe de ser uma história feliz. O “Happy End” é inexistente. Mas após refletir, ao terminar o livro, acho que isso é um ponto positivo, pois torna o livro. Vamos combinar que muito “Happy End” por aí é uma tremenda forçação de barra?

Como não podia ser diferente, seus direitos para o cinema foram vendidos rapidamente. O filme contará com Ben Affleck no papel de Nick.

Eu fiquei bem curiosa com o trabalho e obra de Gillian Flynn e pretendo ler mais livros dela. Demorou, mas Gillian me conquistou.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

setembro 2017
D S T Q Q S S
« ago    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930