Crítica RJ: Rio de Histórias


 
rio-de-historias-05-foto-robson-sanches

Foto: Robson Sanches

Por Renato Mello

A Cia Teatro do Nada, que tem se notabilizado pela execução de um teatro de improvisação, como em seus espetáculos anteriores, “Dois é Bom”(2008) e “Segredos”(2010), apresenta agora sua mais nova proposta,  “Rio de Histórias”, que utiliza a cidade como a base catalisadora para jogos e cenas propulsionadas a partir de um processo de interação com o público. O espetáculo será apresentado até o dia 26 de outubro no Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque.

Antes da apresentação, ainda no foyer do teatro são tomados depoimentos em áudio com os espectadores em busca de relatos, reminiscências ou lembranças de fatos de suas vidas que tivessem alguma associação com a cidade. O espetáculo se inicia com o compartilhamento simultâneo tanto ao público quanto ao elenco dos relatos, para então dar vazão a várias cenas que serão montadas a partir da ideia central de cada história, mas construídas de modo particular por uma visão de coletividade do elenco sobre aquele relato específico, criando em tempo real uma dramaturgia que em seu desenvolvimento acaba por descola-la da história real, levando-a para mais altos voos de ficção.

Foto: Cecília Vaz

Foto: Cecília Vaz

Um dos aspectos mais fascinantes do teatro de improviso e que fica muito nítido no trabalho desenvolvido pela companhia Teatro do Nada é a maneira como desafiam o risco à espreita no surgimento de cada novo desdobramento, transformando uma história aparentemente banal numa narrativa sempre interessante e revestindo com humor a cadeia de  sequências que se sucedem de modo ritmado e fluente. Há um imprescindível aspecto de coletividade imperando sobre qualquer resquício de individualidade, tendo cada integrante a consciência do alicerçamento ao trabalho alheio para estabelecer a solidez de uma base dramatúrgica composta na intempestividade do momento cênico .

O elenco formado por Ana Paula Novellino, Claudio Amado, Ivan Fernandes, Lola Borges, Luca de Castro, Pedro Figueiredo, Tuila Jost, Vini Messias e Cecília Vaz, com direção assinada por Claudio Amado, entrega ao público a transformação do “material dramatúrgico”, com um jogo cênico feito pela interiorização de histórias que são reorganizadas de imediato, para exterioriza-las logo em seguida. Logram abrir um canal direto de comunicação com o público pelo modo eficaz com que decantam os estímulos, estabelecendo códigos,  sem abster-se de um olhar sagaz e de humor frente aos acontecimentos.

O violão de Aldo Medeiros e a iluminação operada por Cristiano Gonçalves dialogam e pontuam à dinâmica narrativa, deixando-se igualmente levar pelos ventos cênicos que absorvem das experiências expostas no palco, compondo música e luz em tempo real.

Uma apresentação jamais será como a outra, a composição do quadro terá sempre o toque do público, fazendo de cada espetáculo um momento único a ser vivido por cada espectador. Mas pelo domínio da técnica do improviso e pela capacidade inventiva, a Cia Teatro do Nada convida em “Rio de Histórias” a uma adorável construção conjunta dos momentos individuais expostos por seu público, resultando numa experiência teatral leve, descompromissada e que mesmo expondo um aguçado senso crítico, ainda assim dialoga afetivamente com a cidade.

Foto: Robson Sanches

Foto: Robson Sanches

SERVIÇO

RIO DE HISTÓRIAS
Temporada: de 04 de outubro a 26 de outubro
Dias\hora: Terças e quartas às 18:30.
Local: Teatro Alcione Araújo – Biblioteca Parque
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro (próximo ao metrô Presidente Vargas)
Informações: 2332-7225
Ingresso: R$20\R$10
Bilheteria: terça à sábado de 11:00 às 19:00
Capacidade: 195 lugares
Faixa etária: 12 anos
Duração: 60 minutos

FICHA TÉCNICA 
Direção: Claudio Amado
Atores: Ana Paula Novellino, Claudio Amado, Ivan Fernandes, Lola Borges, Luca de Castro, Pedro Figueiredo, Tuila Jost, Vini Messias e Cecília Vaz
Músico: Aldo Medeiros
Iluminação: Cristiano Gonçalves
Cenário: Rostand Albuquerque
Assessoria de Imprensa: Aquela que Divulga/Lyvia Rodrigues
Foto: Cecília Vaz e Robson Sanches


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930