Crítica Teatro Infantil: Cinderela


 
Foto: João Caldas

Foto: João Caldas

Por Renato Mello

No balanço da temporada carioca do teatro infantil que publiquei AQUI no finalzinho de 2016, ressaltei entre os aspectos negativos as poucas visitas recebidas de espetáculos de outros estados e a baixíssima qualidade da programação do Teatro Fashion Mall nesse segmento artístico. Sou ainda cético, mas a começar pelo primeiro espetáculo da temporada, quem sabe os parâmetros que nortearam 2016 no teatro infantil venham a se alterar. O tempo dirá…

Vindos de São Paulo para realizar ocupação de um mês no Teatro Fashion Mall, o grupo Conteúdo Teatral trouxe na bagagem dois espetáculos adultos e dois infantis. Dentre os infantis estreou nesse último fim de semana uma versão bastante original de “Cinderela”, com direção de Isser Korik, que se apresentará até 29 de janeiro.

Sua sinopse oficial aponta para uma “espécie de ‘Irma Vap’ infantil”. O que isso quer dizer? Numa referência ao espetáculo que Marco Nanini e Ney Latorraca encenaram por mais de 10 anos, são apenas 2 atores em cena(Ian Soffredini e Michelle Zampieri) interpretando 12 personagens do clássico conto de fadas, com trocas constantes de figurinos ao longo da apresentação.

Foto: João Caldas

Foto: João Caldas

Sem dúvida é um desafio considerável, sendo necessária uma costura na narrativa de modo a não deixar oscilações, algo que Isser Korik realiza de maneira exitosa num texto fluído e com um humor que se utiliza por vezes de elementos contemporâneos, porém numa medida equilibrada, sem alguns exageros que costumamos ver em peças infantis buscando um maior apelo junto ao público. Igualmente sua concepção cênica logra manter uma dinâmica e encontra ótimas soluções para evitar possíveis vácuos. Assim o espetáculo transcorre sua trajetória de maneira bem ritmada, boa ocupação do espaço cênico, movimentação consistente e direção de atores cuidadosa.

A opção é por um palco despido de qualquer elemento cenográfico. Ao fundo apenas 3 panos brancos aos quais são projetadas imagens que compõem o cenário, propondo um diálogo e também preenchimento de aspectos dramatúrgicos do espetáculo, deixando aos atores o centro total das atenções.

Ian Soffredini e Michelle Zampieri dão perfeitamente conta do desafio, com atuações de muito bom nível, presença, graça e carisma. Importante destacar o trabalho de Madalena Bernardes na preparação vocal e de Vanessa Guillén na preparação corporal para que houvesse uma boa marcação das nuances dos diversos personagens interpretados pela dupla. Ian e Michelle demonstram total capacidade para recriarem-se nas diversas transições, com leveza, espontaneidade e realizam um adorável jogo cênico.

Um aspecto determinante para a dinâmica da proposta reside na criação dos figurinos e adereços, no caso assinados por Inês Sacay, que além da coerência dramatúrgica exige uma praticidade nas trocas constantes, algo que foi atingido de maneira plena. Juntamente com as perucas utilizadas, reveste a ambientação com tons próximos da linguagem do cartoon, inserindo-se adequadamente no todo da proposta do diretor Isser Korik.

Voltando no que se refere às projeções, destaque para a cena final com todos os personagens apresentando-se conjuntamente e os atores já despidos de suas diversas vestes.

Começou promissora a temporada infantil de 2017. “Cinderela” é uma adaptação cuidadosa, criativa e bem executada. Diferente das diversas versões simplistas e mal-acabadas desse clássico que costumam serem jogadas goela abaixo do público infantil. Bem-vindo 2017!

foto_joao_caldas_f_146364a

Foto: João Caldas

FICHA TÉCNICA

Elenco: Ian Soffredini e Michelle Zampieri
Cenário, Iluminação e Direção Geral: Isser Korik
Figurinos e adereços: Inês Sacay
Produção: Isabel Gomez e Felipe Costa
Preparação Corporal: Vanessa Guillén
Preparação Vocal: Madalena Bernardes
Assistência de Direção: Eduardo Leão

SERVIÇO

Temporada: 7 a 29 de janeiro de 2017
Quando: Sábados e domingos, às 17h30
Local: Teatro Fashion Mall – Sala I
Endereço: Estrada da Gávea 899 – Shopping Fashion Mall – São Conrado
Informações: (21) 2422 9800
Capacidade: 450 lugares
Gênero: Comédia infantil
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)
Duração: 60 min.
Bilheteria: funciona de terça-feira a domingo, a partir das 15h. Não aceita cheques, aceita cartões de crédito e débito Mastercard e Visa.
Vendas na internet: https://www.tudus.com.br
O teatro tem acesso aos cadeirantes e estacionamento no Shopping Fashion Mall.


Palpites para este texto:

  1. Agradeço as gentis palavras!

  2. Que linda crítica !!!
    Muita gratidão pelas palavras tão especiais !!!!! ❤️

  3. Michelle Zampieri -

    Que linda crítica !!!
    Muita gratidão pelas palavras tão especiais!!!
    ❤️

  4. Muito prazeiroso ler uma crítica tão abrangente é tão bem escrita! De fato, uma radiografia bem precisa do espetáculo. Atores extremamente talentosos! Recomendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *