Crítica Teatro infantil: Kalú e a Lua


 
Foto: Fernanda Tibau

Foto: Fernanda Tibau

Por Renato Mello

Formado por jovens atrizes que buscam explorar componentes de diferentes vertentes artísticas para expor sua proposta ao público infantil, o grupo Corre Cutia apresenta até o dia 13 de maio o espetáculo “Kalú e a Lua” no Teatro Glauce Rocha.

Conta a história de uma lobinha nascida na floresta que ao olhar para o céu a primeira coisa que seus olhos avistam é a lua, que lhe enchendo de encantamento decide adota-la como mãe. Com a ajuda de outros animais, inicia uma travessia contra a distância que as separam, mãe e filha, para que finalmente possam encontrar seu lugar de convivência mútua.

O primeiro aspecto que ressalta, algo que só confirmei após assisti-lo, é a percepção nítida de todo um processo de criação coletiva. Embora salutar, por vezes se torna, em teoria pelo menos, uma faca de dois gumes por uma dispersão de um amontoado de ideias no objetivo final e pela ausência de uma linha personalista, justamente um aspecto que “Kalú e a Lua” consegue escapar, encontrando uma auto resolução satisfatória ao sedimentar uma comunicação eficiente, utilizando-se de diferentes ferramentas para contar sua história num formato que se aproxima de uma estrutura fabular.

 A narrativa se afasta de aspectos mais complexos, optando por uma linha singela, mas que se mostra bem ajustada pela forma como algumas linguagens cênicas e musicais permeiam a representação, se tornando parte integrante da sua estrutura, com canções próprias que ecoam com força, a ponto inclusive de ditar o ritmo das ações e alterar as alturas dramáticas. Com elementos cenográficos simples atinge intenções representativas da proposta, coadunando harmonicamente a dinâmica com a proposição do texto, tendo a supervisão de direção realizada por Helena Marques e Matheus Lima.

rsz_1kalu_e_a_lua__foto_fernanda_tibau_1

Foto: Fernanda Tibau

Em relação ao elenco, já conhecia as virtudes de Julia Ludolf através trabalhos anteriores, como “Flicts, “Bisa Bia e Bisa Bel” e “Ovelha Negra”, em que sempre conceituou sua enorme capacidade musical com um naturalismo na sua forma de atuação e Laura Becker que havia visto num trabalho que lhe exigia habilidade musical e na técnica de manipulação, “Ovelha Negra”, além de “Jornada de Kim” e “Lili Uma História de Circo”. Anna Terra e Juliana Brisson, cujos trabalhos não tinha tido a oportunidade ainda de ver, conciliam juntamente com Laura e Julia uma reunião de 4 atrizes que preenchem amplas capacidades, conscientes de todo um processo de coletividade para que utilizem seus atributos como um sustento mútuo em cena e sem buscar um protagonismo aparente, revezando-se para a narrativa das ações predominantes. A forma como se equilibram em cena, sem dúvida, mais que meramente fortalecer um aspecto de coletividade, sustenta vigorosamente todo o arco narrativo do espetáculo para atingir um bom resultado em termos artísticos.

A verdadeira profundidade reside atrás da naturalidade e principalmente, da sinceridade dos propósitos. Talvez por isso mesmo “Kalú e a Lua” logre em atingir uma área sensível do imaginário infantil, dispondo de vários instrumentos que constroem toda uma ambientação lúdica e de uma ingenuidade em suas formas, algo cada vez menos frequente nesse universo.

Foto: Fernanda Tibau

Foto: Fernanda Tibau

Kalú e a Lua
Concepção, direção e texto original: Corre Cutia
Elenco: Anna Terra, Laura Becker, Juliana Brisson e Julia Ludolf
Supervisão de direção: Helena Marques e Matheus Lima
Trilha sonora original e direção musical: Corre Cutia e Roberto Gnattali
Iluminação: Paulo Denizot
Cenário: Corre Cutia
Desenho de som: João Gabriel Mattos
Operação de luz: Leticia Vendling
Operação de som: João Gabriel Mattos
Efeitos de led: Leo Magalhães
Figurino: Espetacular Produções e Artes
Ilustração e Design gráfico: Daniel Gnattali
Produção: Morgana Maselli
Assessoria de imprensa: Daniella Cavalcanti

TEMPORADA:

Teatro Glauce Rocha
Kalú e a Lua De 14/04 a 13/05, sábados e domingos às 16h.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

julho 2018
D S T Q Q S S
« maio    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031