Crítica Teatro Infantil: Luiz & Nazinha – Luiz Gonzaga Para Crianças


 
Foto: Vinicius Bertoli

Foto: Vinicius Bertoli

Por Renato Mello

Um exemplo de como o teatro infantil pode cumprir seu papel de maneira plena, levando entretenimento, alegria e acima de tudo, ciente de sua importância como agente de valorização da cultura nacional. “Luiz & Nazinha – Luiz Gonzaga Para Crianças” se apresenta em temporada popular no Teatro Dulcina até o dia 2 de abril.

Com direção de Diego Morais e dramaturgia de Pedro Henrique Lopes, “Luiz & Nazinha” é o primeiro projeto da dupla intitulado Grandes Músicos Para Pequenos, que busca revelar ao público infantil o universo de grandes nomes da canção brasileira, no caso específico, criando um espetáculo envolvido pelas músicas de Luiz Gonzaga inseridas no contexto geográfico-social de sua origem.  Na sequência do projeto, Diego Morais e Pedro Henrique Lopes levaram aos palcos “O Menino das Marchinhas – Braguinha Para Crianças” e em setembro estrearão “Bituca – Milton Nascimento para Crianças”.

Luiz & Nazinha – Luiz Gonzaga Para Crianças”, como aponta sua própria sinopse oficial “conta passagens da infância de Luiz Gonzaga no interior do Nordeste, com destaque para a descoberta do amor, quando o jovem Luizinho (Pedro Henrique Lopes) se apaixona por Nazarena (Aline Carrocino), filha de um coronel que não permite o namoro deles. O resultado é uma fábula de amor inocente, voltada para toda a família, embalada por grandes sucessos do músico, como “Asa Branca”, “Que Nem Jiló”, “Baião”, “O Xote das Meninas”, “Olha Pro Céu”, entre outros.”

O que faz da dramaturgia de Pedro Henrique Lopes eficaz é a singeleza do seu desenvolvimento, que despido de artifícios narra uma simples história de sentimentos puros, justamente elementos tão característicos das canções de Luiz Gonzaga. Ao mesmo tempo a costura que compõe faz com que as inserções das canções ampliem a capacidade narrativa do espetáculo.

A composição cênica de Diego Morais é extremamente bem cuidada, desenhando quadros bonitos visualmente, contextualizados na narrativa, possibilitando à representação uma dinâmica fluída. A iluminação de Pedro Mendonça trabalha com beleza a textura das cores vibrantes do Nordeste, que em conjunto com os cenários de José Claudio Ferreira contribuem de forma acertada para a criação de uma estética que embala o universo de Gonzagão.

O elenco formado por Pedro Henrique Lopes(Luizinho), Aline Carrocino(Nazinha), Martina Blink(Santa/Elvira) e Sergio Somene apresenta-se com extrema eficiência e harmonia dentro da proposta. Pedro Henrique Lopes numa ótima atuação, presença cênica, domínio vocal e capacidade expressiva na representação do pequeno Luiz. Aline Carrocino trabalha a zona do humor com pleno domínio das intenções e de ritmo, numa apresentação adorável. Sergio Somene (Januário/Raimundo) faz competente trabalho de composição, se destacando em particular quando representa o pai de Nazinha, arrancando boas risadas com a caracterização de um típico coronel do sertão. Martina Blink atua com correção revezando-se nos papeis de mãe de Luizinho e Nazinha, de acordo com a necessidade da narrativa.

Os figurinos e adereços assinados por Wanderley Nascimento complementam a criação do universo da infância de Luiz Gonzaga, “brincando” acertadamente com formas e cores, contribuindo também ao processo de composição dos personagens.

A direção musical de Guilherme Borges é sem dúvida um dos aspectos mais admiráveis, não somente pelos seus arranjos, mas pelo modo como as canções permeiam a narrativa e dão vida à representação.

Um dos principais aspectos que faz de “Luiz & Nazinha – Luiz Gonzaga Para Crianças” um espetáculo admirável é a maneira equilibrada com que todos os elementos são trabalhados em benefício da criação cênica, reproduzindo no palco o universo encantador desse músico genial que foi Luiz Gonzaga.

Outro aspecto a se destacar pela observação de sua apresentação, mais além de agradar em cheio o público infantil, tem a capacidade de empolgar igualmente os adultos presentes, que cantam sacudindo seus pequenos, canções que fazem parte do inconsciente de gerações diversas.

Luiz & Nazinha“, seu projeto subsequente, “O Menino das Marchinhas – Braguinha Para Crianças“, além de outro espetáculo em cartaz na cidade, “Tra-La-Lá“, que retrata o universo de Lamartine Babo, traçam um importante painel da música brasileira a partir da visão de artistas e criadores verdadeiramente comprometidos em fazer um teatro infantil relevante para a formação cultural de seu público.

Vida longa à Grandes Músicos para Pequenos!

Ficha técnica:
Direção: Diego Morais
Direção Musical: Guilherme Borges
Texto: Pedro Henrique Lopes
Elenco: Pedro Henrique Lopes (Luizinho), Aline Carrocino (Nazinha), Martina Blink (Santana / Elvira) e Sergio Somene (Januário / Raimundo)
Cenário: José Claudio Ferreira
Figurino e adereços: Wanderley Nascimento
Iluminação: Pedro Mendonça
Produção e realização: Entre Entretenimento

Serviço:
Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças
Temporada: De 14 de janeiro a 02 de abril
Teatro Dulcina (Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro – Próximo ao Metrô Cinelândia)
Telefone: (21) 2240-4879
Dias e horários: Sábados e Domingos, às 16h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Lotação: 429 pessoas
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Funcionamento da Bilheteria: De quarta a domingo, das 14h às 19h.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« nov    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31