Crítica Teatro Infantil: Maria Menina – A Peça


 
Foto: Josélia Frasão

Foto: Josélia Frasão

Por Renato Mello

Um interessante projeto de contação de história entra na fase final de sua temporada no Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, Ipanema. “Maria Menina – A Peça”, em cartaz até o dia 27 de agosto.

Idealizada, escrita e produzida pelas atrizes Camila Barra e Nathalia Cantarino, “Maria Menina”, já foi contada em parques, escolas e bibliotecas e agora recebe um tratamento teatral.  Segundo os apontamentos de sua própria sinopse oficial, conta a história “de uma grande heroína que nasceu com os cabelos rebeldes e espaçosos. Ao tê-los presos pelas mãos da tia, inicia sua saga para descobrir uma cura para sua dor de cabeça, passando por longos caminhos de descoberta do mundo e de si mesma, da liberdade dos seus cabelos cacheados”.

Diz-se que que para se identificar com uma história, emocionar-se com os personagens, mais que a própria história em si, é a forma como se conta. A narrativa de “Maria Menina – A Peça” é simples, mas a intervenção de Camila Barra e Nathalia Cantarino compõe uma sinergia com capacidade para criar um espaço para a entrega das emoções, utilizando-se com eficiência da expressividade corporal, modulação vocal e domínio das situações cênicas. Nessa dinâmica, as contextualizações desenvolvidas em cena por ambas atrizes, assim como os elementos cenográficos e demais adereços compõem toda uma construção que embala o universo desenvolvido em cena.

maria menina a peça

A participação de Henrique Fiuza na direção musical não se limita a ampliar os elementos de composição cênica, mas realiza uma integração efetiva com o desenvolvimento da representação.

Além de contribuir para a fluência narrativa, os elementos cenográficos ampliam a capacidade cênica das linhas narrativas e traz todo um aspecto lúdico para a representação, como a arara de roupas que vira um teatro de sombras, o livro que traz as repostas para os questionamentos da história, ou mesmo em soluções simples  como um ventilador que realiza “efeitos especiais”.

O resultado final é positivo, muito em função da despretensão e do carisma das atrizes. “Maria Menina, a Peça“, comprova que podemos encontrar nos aspectos singelos a essência de uma história bem contada.

josélia frasão

Foto: Josélia Frasão

Ficha técnica
Idealização, Produção e Dramaturgia: Camila Barra e Nathalia Cantarino
Supervisão Cênica e Figurino: Cris Muñoz
Elenco: Camila Barra, Henrique Fiuza e Nathalia Cantarino
Direção Musical: Henrique Fiuza
Iluminação: Hebert Said
Preparação Vocal: Raoni Costa
Orientação para Teatro de Sombras: Ana Paula Brasil
Cenotécnico: Paulo Frasão
Costureira: Rosaria Almeida
Programação Visual: Ricardo Rocha
Realização: Sonhar-se Mundo
Serviço: ‘Maria Menina – A Peça’
Data: 5 a 27 de agosto. Sábados e domingos, às 17h
Local: Teatro Laura Alvim – Av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada)
Vendas online: https://www.ingressorapido.com.br/compra/?id=59328#!/tickets
Classificaçãoindicativa: Livre


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

setembro 2017
D S T Q Q S S
« ago    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930