Em Breve: “A Cartomante”, Machado de Assis em Versão Pop no Teatro


 

Foto_2_crédito_Felipe Ando

Depois de uma temporada bem sucedida  em Brasília, Goiânia e Belo Horizonte, o Grupo Liquidificador traz seu  espetáculo de estreia para o Rio de Janeiro. A peça “A Cartomante”, baseada no  conto homônimo do escritor Machado de Assis, será encenada em versão pop, nos  dias 30 e 31 de maio e 1º de  junho,  no Espaço Cultural Sergio Porto.

 Publicada originalmente em 1884, a  história de “A Cartomante” gira em torno do triângulo amoroso que se forma entre  Vilela, sua esposa Rita e seu amigo de infância Camilo. A trágica trama ganha,  também, contornos de comédia através de uma linguagem performática, do jogo, do  improviso e do diálogo entre atores e público. O realismo crítico e irônico do  texto machadiano inspira nos espectadores uma reflexão sobre o poder das  decisões e suas consequências diretas sobre o destino dos personagens que  caminham para um desfecho trágico e surpreendente.

Para transpor o conto para os palcos,  o Grupo Liquidificador se debruçou sobre a obra de Machado de Assis. Misturando  o universo machadiano aos universos pessoais dos atores, a companhia chegou a  uma estética peculiar, que une elementos do flamenco, do melodrama e das  culturas pop e cigana. Os personagens Vilela, Rita e Camilo são colocados no  centro de uma arena, rodeados pelo público e por duas figuras essenciais para a  trama: Machado de Assis, que aqui se transforma em personagem-narrador,  interferindo na peça e dialogando diretamente com a plateia; e no canto oposto,  a Cartomante, que por também carregar um certo poder sobre o triângulo amoroso,  rouba em alguns momentos a  onipotência de Machado.

Essa dramaturgia, assinada  coletivamente pelo Grupo e dirigida por Fernando Carvalho, concede à montagem um  tom de descontração e leveza, sem deixar de lado a qualidade e o significado da  prosa do escritor Machado de Assis, considerado um dos mais importantes da  língua portuguesa. A proposta do Grupo Liquidificador é apresentar o Machado de  Assis que está nas entrelinhas de sua obra.

 SERVIÇO

Data: 30 e 31 de maio e 1º de junho
Horário: sexta e sábado – 20h, domingo –  19h
Local: Espaço Cultural Sergio Porto (Rua Humaitá,  163)
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 70 minutos
Gênero: Comédia
Ingressos: R$5,00 (meia) / R$10,00  (inteira)

.
FICHA TÉCNICA – A CARTOMANTE
Autor: Machado de Assis

Dramaturgia: Grupo Liquidificador
Direção: Fernando Carvalho
Elenco: Fernanda Alpino (Rita), Fernando Carvalho (Vilela), Iza  Cavanellas (Machado de Assis), Kael Studart (Camilo), Karinne Ribeiro (A  Cartomante)
Figurinos: Fernanda Alpino e Glauber  Carvalho
Cenografia: Grupo Liquidificador
Desenho de Luz: Ana Quintas
Produção e Realização: 
Grupo Liquidificador
Fernanda Alpino, Fernando Carvalho,  Iza Cavanellas, Kael Studart e Karinne Ribeiro

Wayman  Comunicação: Francis Waymberg  –  francis@wayman.com.br

Crédito das Fotos: Felipe Ando


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« nov    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31