Crítica: Jubaia – O Recanto das Cores


 

Por Renato Mello.

Permanecerá em cartaz até o próximo dia 28 de setembro no Teatro Glauce Rocha, Centro do Rio, um encantador espetáculo infantil que merece um destaque pela qualidade artística e soluções técnicas encontradas para contar a história de “Jubaia – O Recanto das Cores”. Escrita por Anderson Alcântara e Léo Torres, com direção de Daniel Ferrão a peça é encenada pelo Grupo Teatral Loucatores, uma companhia formada por atores que vem empreendendo nos últimos anos um trabalho de pesquisa em busca de uma linguagem para o público infanto-juvenil.

1 - 260277_1752748272688_1658344651_1465138_5467446_n

 Essa história se passa em Jubaia, um vale aonde vive as cores operárias e que são responsáveis por pintar o arco íris. Ao tentar ser integrado no grupo, a cor preta é rejeitada e abandona Jubaia. Juntamente com a saída da cor preta, ocorre o sumiço de uma das outras cores operárias. Acreditando que a mesma foi sequestrada pelo preto, as demais cores empreendem uma incessante busca pelo companheiro desaparecido e por consequência acabam involuntariamente conhecendo o universo do regionalismo brasileiro, o folclore e acima de tudo…novos valores.

 Um dos aspectos que mais chamam a atenção nesse musical é a direção criativa e a concepção artística empregada por Daniel Ferrão, que com elementos simples, em conjunto com a cenografia de Débora Soares consegue criar um belo impacto visual que contribui significativamente para o público infantil penetrar num mundo lúdico, que aliado com um interessante desenho de luz, criado por Juliana Mota e Karina Novaes ajudam a formar uma impactante direção de arte, sem que para isso necessite de mirabolantes cenários ou elementos cênicos rebuscados, pelo contrário, basta latões, guarda chuvas ou lanternas,  para se criar um lindo universo.

3 - 267962_1752737952430_1658344651_1465106_2341479_n

 O texto de Anderson Alcântara e Léo Torres aborda temáticas presentes no nosso cotidiano e tratados com delicadeza, como bullying e preconceito,  além de bons ganchos para levar a história contada na peça para diferentes temas do nosso folclore e regionalismo como o boi bumbá ou o negrinho do pastoreio. A música ao vivo, presente permanentemente através dos músicos Daniel Ferrão, Fabiano Bernardelli, Dei Ribas, Wendel Rose e Paulo Ribeiro contribuem positivamente para a concepção desses universos que se sucedem.

 “Jubaia – O Recanto das Cores” conta no seu elenco com Rohan Baruck(Apiúna – cor preta), Anna Cristina Ribeiro(Cendi – amarela), Dyogo Botelho(Dena – verde), Anderson Alcantara(Celerino – vermelho), Natália Di Vaio(Miracema – violeta), Agatha Duarte(Jurecê – laranja), Léo Torres(Cauê – azul), Pollyana Machado(Rainha do Xadrez, Rainha do Açaí, Senhora do Sul). Como uma companhia, existe uma ênfase no trabalho de grupo, procurando uma harmonia entre os atores em cena e que se torna um dos pilares para o êxito da proposta do espetáculo. Mas não podemos deixar de dar um destaque ao carisma de  Rohan Baruck, a forte presença cênica de Pollyana Machado e a notória segurança em cena dos atores(e não por coincidência, os autores) Anderson Alcântara e Leo Torres.

10 - divulga1cortinaweb

12 - _DSC0141

Após assistir ao trabalho do Grupo Teatral Loucatores é possível compreender a quantidade de prêmios que já receberam por esse espetáculo. Trata-se de um trabalho feito com grande dignidade artística por pessoas que demonstram uma paixão pelo teatro. Mas isso por si só não basta para se fazer um bonito espetáculo. É preciso talento. Mas isso esses artistas já demonstraram ter de sobra.

 FICHA TÉCNICA

Direção: Daniel Ferrão.
Elenco: Agatha Duarte, Anderson Alcantara, Anna Cristina Ribeiro, Daniel Ferrão, Dei Ribas, Dyogo Botelho, Fabiano Bernardelli, Léo  Torres, Natália Di Vaio, Paulo Ribeiro, Pollyana Machado, Rohan Baruck e Wendel Rodrigo.
Iluminação: Juliana Mota e Karina Novaes.
Cenário e figurinos: Débora Soares.
Preparação corporal e coreografias: Joseane Rodrigues.
Realização: Grupo Teatral LoucAtores.
Classificação etária: livre.
Duração: 60 minutos.

Serviço:
TEATRO GLAUCE ROCHA
Av. Rio Branco, 179 – Centro.
(em frente à estação do Metrô Largo da carioca)
SÁBADOS e DOMINGOS, às 16h De 13 a 28 de setembro.
Ingresso na bilheteria: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)

5 - Jubaia 1


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930