Crítica: O Duende Rumpelstitskin


 

 

duende6

Por Renato Mello.

Depois de uma temporada de enorme sucesso no Imperator e nos palcos paulistas, em que chegou a ser indicada como uma das melhores peças infantis no ano do guia Folha de São Paulo, “O Duende Rumpelstiltskin” ganhou desde semana passada, dia 10 de janeiro, o palco do tradicional Teatro dos 4, na Gávea, para se apresentar ao público infantil, que terá a oportunidade de ver um espetáculo de grande qualidade.

Adaptada pelo autor Daniel Porto, “O Duende Rumpelstitskin” é o principal antagonista do conto de fadas alemão, coletado pelos irmãos Grimm, que divulgaram sua versão mais popular nos nossos dias. Com a intenção de impressionar o rei objetivando que ele case com sua filha, um pobre camponês mente que ela tem a capacidade de fiar palha e transforma-la em ouro. O Rei tranca a moça na torre do castelo com uma roda de fiar, exigindo que ela cumpra os atributos que seu pai prometeu, caso contrário será executada. Trancafiada na torre e sem nenhuma esperança, a moça é surpreendida pela aparição de um duende, que transforma a palha em ouro em troca do seu colar. Na noite seguinte pede o seu bracelete. Na terceira noite, quando nada lhe resta, o duende exige como troca que a moça lhe entregue o primeiro filho que tiver, logo após o nascimento do mesmo.

duende7

A peça tem como protagonistas os atores Alexandre Lino(como o Duende e o pai da camponesa) e Mariana Marciano(a camponesa). Alexandre interpreta o personagem título com seu notório talento cênico, criando um personagem sarcástico, com senso de humor e dotado de enorme perversidade. Além de um belo trabalho de expressão corporal e vocal incorporado na composição do seu Duende.

O Duende Rumpelstitskin” possui algumas características que já se tornaram uma marca registrada no trabalho em teatro infantil na cineteatro Produções, como podemos verificar em “O Boi da Cara Preta” e no último espetáculo que acabaram de estrear “As Aventuras de Pinóquio”:  uma produção artesanal feita com extrema delicadeza e bom gosto,  um trabalho muito cuidadoso no desenvolvimento da dramaturgia, em que de modo algum existe a apropriação de um conto clássico empulhado em cena sem maiores preocupações, assim como a presença de bons atores para dar vida aos seus personagens. Alexandre Lino, que além de ator é o produtor do espetáculo entende a importância do seu papel como artista na sociedade e na formação do público infantil e procura sempre dar o melhor, se recusando a enxergar o teatro infantil como algo menor, mas sim como mais uma forma genuína de grande expressão artística.

Daniel Dias da Silva foi o responsável direto para que o resultado final fosse bem sucedido, realizando uma direção visivelmente segura, tendo bastante consciência do seu objetivo e em que caminho queria levar seu espetáculo. Assim como se sucedeu em “Boi da Cara Preta“, novamente Daniel fez uma competente trabalho de concepção final, sendo na minha opinião um dos diretores que mais vem se destacando ultimamente no universo infantil.

Mais uma vez, assim como aconteceu no caso de “As Aventuras de Pinóquio” devemos tecer elogios ao trabalho desenvolvido pela cenógrafa Karlla de Luca, que realizou em cena uma proposta extremamente bem sucedida, de fundamental importância  na criação da atmosfera da peça e no resultado final do espetáculo, com grande colaboração do trabalho de iluminação, que de certa forma também tem utilidade cenográfica no espetáculo, além de ser muito bem desenhada, criada por Paulo Emygidio e Guego Lima. Assim como é bastante eficaz a trilha sonora de Tibor Fittel.

O Duende Rumpelstitskin” permanecerá em cartaz no Teatro dos 4 numa temporada que se estenderá até o dia 29 de março, sempre às 15 horas. Mais um trabalho com o selo de qualidade da Cineteatro e de Alexandre Lino.

7

SERVIÇO – O DUENDE RUMPELSTILTSKIN

Autor: Daniel Porto
Direção: Daniel Dias da Silva
Elenco: Alexandre Lino e Mariana Marciano

Reestreia: 10 de janeiro – sábado às 15h
Temporada até 29 de março (sábados e domingos às 15h)
Ingressos: R$ 60,00 inteira R$ 30,00 meia.
Local: Teatro dos Quatro – Shopping da Gávea, Rua Marques de São Vicente, 52 – 2 piso
Informações (21) 2294-1096
Gênero: Infantil
Classificação: LIVRE, indicado para crianças a partir dos 2 anos.
Duração: 50 minutos
Capacidade: 400 lugares
Vendas: www.ingresso.com.br

FICHA TÉCNICA COMPLETA:
Autor: Daniel Porto
Direção: Daniel Dias da Silva
Elenco: ALEXANDRE LINO e MARIANA MARCIANO
Direção Musical: TIBOR FITTEL
Cenografia e figurinos: KARLLA DE LUCA
Iluminação: PAULO EMYGIDIO
Preparação Corporal: MARIANA MARTINS
Produção Executiva: DANIEL PORTO
Assistente de Produção: PAULO AMARO
Programação Visual: GUILHERME LOPES MOURA
Webdesigner: MARIANA MARTINS
Assessoria de Imprensa RJ: GABRIELA MOTA
Produtores Associados: ALEXANDRE LINO, ANNA SANT’ANA e DANIEL PORTO
Idealização e Realização: CINETEATRO PRODUÇÕES
Assessoria de Imprensa – Gabriela Mota


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031