Crítica: O Mágico de Oz – Uma Aventura em Busca do Sonho


 

 

 MO10

O Teatro Vanucci estreou neste fim de semana o musical infantil “O Mágico de Oz – Uma Aventura em Busca do Sonho”, uma realização da Setembro Produções, com texto e direção de Carla Reis e músicas compostas por Bruno Camurati

Trata-se de uma adaptação do famoso livro “O Maravilhoso Feiticeiro de Oz”, lançado em 1900 pelo escritor norte-americano L. Frank Baum, considerado um dos maiores êxitos editoriais da história e de certa maneira revolucionou o gênero infantil, fazendo parte de uma corrente que acreditava que os contos de fadas estariam ultrapassados e que a literatura deveria ter como função primordial simplesmente divertir e entreter e não se preocupar em transmitir lições de moral. A obra acabou por se transformar num clássico e acabou por penetrar de maneira definitiva no inconsciente de gerações e gerações nesses últimos 100 anos. Inúmeras versões já foram produzidas tanto no cinema quanto no teatro, aonde a mais famosa sem dúvida foi a dirigida por Victor Fleming em 1939 com Judy Garland. Mesmo no Brasil ocorreram versões memoráveis, como por exemplo a adaptação teatral de Charles Möeller e Claudio Botelho, que entre outros méritos revelou por trás de Dorothy todo o talento de Malu Rodrigues. Mesmo Renato Aragão se inspirou no texto de  Baum no filme “Os Trapalhões e o Mágico de Oróz”.

Nessa versão encenada atualmente no Teatro Vanucci, Dorothy(Lorena Ramos), levada por um tufão, é arremessada para uma terra distante e desconhecida chamada Oz. Terra essa aonde duas bruxas, a Bruxa Boa(Fernanda Biancamano) e a Bruxa Má(Marcela Dias), eram amigas de infância mas com o passar do tempo levaram seus sentimentos para caminhos opostos, como seus nomes já revelam. A chegada de Dorothy acaba por iniciar um conflito entre ambas ao herdar um par de sapatos mágicos, alvo da cobiça da Bruxa Má e de seu ajudante, o Macaco Voador(Pedro Thomas). Para se livrar das ameaças de tal bruxa e para poder voltar para sua terra, Dorothy tem que atravessar o país em companhia dos estranhos habitantes do lugar, tais como um Espantalho(Vinicius Teixeira), um Homem de Lata(Thiago Carvalho) e um Leão(Jean Pontes) que juntos buscam aquele que poderá ajuda-la, o Mágico de Oz(Nando Moretzsohn). Durante o percurso, Dorothy faz com que cada um dos seus novos companheiros se conheçam interiormente, descobrindo qualidades que desconheciam possuir, como inteligência(Espantalho), sentimentos(Homem de Lata) e coragem(Leão).

Tanto equipe técnica quanto o elenco, em sua grande maioria, participou do espetáculo “A Pequena Sereia, um Mergulho Musical”, peça que falamos AQUI. Carla Reis consegue criar uma bela atmosfera e universo para situar sua adaptação, com um texto contendo interessantes soluções para o desafio exigido pelo livro original. A trilha de Bruno Camurati é elemento importante de criação, aonde além das canções originalmente compostas, adiciona na dramaturgia uma série de situações utilizando-se de trechos de distintas canções que ajudam a criar momentos, seja de divertimento, seja de encantamento, como logo no primeiro movimento da peça com uma introdução  instrumental do clássico “Over the Rainbow”, passando pela debochada utilização do meloso sax de Kenny G, ainda com “Eye of the Tiger”, “Summer of 42”, “Leãozinho” e até “Frozen” deu o ar da sua graça: “Você quer brincar na neveee...”.

Mas a boa direção de Carla Reis teve no elenco um ponto fundamental para se completar o êxito de “O Mágico de Oz”, talvez o conhecimento do elenco que tem nas mãos possa ter ajudado a encenadora para extrair o melhor de seus atores, aonde podemos dar um destaque todo especial ao trio feminino. A Dorothy criada por Lorena Ramos cativa e prende permanentemente a atenção em cena, com delicadeza, carisma e graciosidade. Lorena está perfeita em cena. Marcela Dias e Fernanda Biancamano divertem bastante, cada um com um estilo diferente como pedem seus distintos personagens. Marcela Dias, por sinal, é responsável por algumas das maiores risadas por parte da plateia. Nando Moretzsohn, ator que vem se destacando nesses últimos tempos numa série de musicais infantis, sabe tirar proveito de ótima expressão corporal que possui, além de conseguir criar perante aos olhos do público uma certa reverência por estarmos em presença do poderosíssimo Mágico de Oz, sentimento que Nando com um simples olhar já consegue transmitir. Assim como Vinicius Teixeira, Thiago Carvalho, Jean Pontes e Pedro Thomas completam o elenco atuando de maneira homogênea(o que é fundamental nesse texto) mas deixando com que cada um tivesse seu próprio momento em cena.

O  Mágico de Oz” é mais um competente espetáculo dirigido por Carla Reis, que já nos havia demonstrado anteriormente a sua grande capacidade em adaptar clássicos da literatura infantil, mesmo nesse aqui, que considero um dos mais difíceis textos infantis.

O Mágico de Oz – Uma Aventura em Busca do Sonho
Teatro Vanucci – Shopping da Gávea

Ficha Técnica:
Elenco: Fernanda Biancamano, Jean Pontes, Lorena Ramos, Marcela Dias, Nando Moretzsohn, Pedro Carrera, Thiago Carvalho e Vinicius Teixeira
Texto adaptado e Direção: Carla Reis
Composições e direção musical: Bruno Camurati
Produção Musical e Arranjos: Wagner Monaco
Edição de Coro: Nettinho Amorim
Figurino: Fernanda Lima
Cenário: Pedro Valério e Franco Kuster
Coreografias: Carla Reis e Larissa Landim
Camareira: Dani Dutra
Desenho de Luz: André Breda
Operador de Luz: Eder Nascimento
Operador de Som: André Breda
Diretor de Palco: Paulo Ramos
Contraregra: Thiago Gomes
Fotografia: Marcio Valva
Projeto Gráfico: Bruno Camurati
Produção: Erika Thomas
Direção de Produção: Roberta Marinho Duarte
Realização: Setembro Produções

Horários
Temporada: De 18 de Abril até 31 de agosto de 2014
Horários: SABADOS, DOMINGOS E FERIADOS ÁS 16H
Ingressos: R$ 60,00 INTEIRA / R$30,00 MEIA

 

 


Palpites para este texto:

  1. Na minha opinião esse teatro o magico de oz foi 10.

  2. Sensacional!!!!
    Parabéns a direção.
    Elenco de “prima”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

maio 2017
D S T Q Q S S
« abr    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031