Crítica: O Reino da Gataria


 

 

Uma ótima opção de teatro infantil está sendo encenada nesse momento na Shopping da Gávea, no Teatro Clara Nunes, é a peça “O Reino da Gataria”. Na verdade, trata-se de uma adaptação da clássica história da Disney “Aristogatas”, numa montagem muito bem produzida e realizada.

Dirigida por Marco dos Anjos e realizada pela companhia Atores in Cena, narra as aventuras de uma família de gatos originárias da alta sociedade francesa que tentam encontrar o caminho de casa após terem sido sequestrados pelo mordomo, após este saber que foi renegado a 2º plano em detrimento dos gatos no testamento da milionária Madame Adelaide, dona dos bichanos e patroa do mordomo. Nesse caminho de volta ao lar, os gatos passarão por perigos, conhecerão o medo, o relento e encontrarão novos amigos.

Com quase 20 atores em cena, a peça talvez seja a mais rica produção em cartaz entre os inúmeros espetáculos infantis do Shopping da Gávea. A partir de um cenário que tem sua base feita com andaimes, por aonde os atores se desenvolvem com eficiência, sabendo tirar o máximo proveito de todo tipo de situação que o cenário lhes permite. Possui um elenco muito harmonioso, aonde todos cantam e dançam com desenvoltura em cena, e com um belo domínio da expressão corporal, sem que haja um destaque individual, existe todo um coletivo a serviço do bom desenvolvimento da peça.

A surpresa para mim foi a presença em cena de Jacaré, que para quem não está ligando o nome a pessoa, é aquele bailarino que participava do grupo “É o Tchan” e que nos últimos anos atuava na “Turma do Didi”. Mas Jacaré(que por sinal fazia sua estreia naquele dia) compõe o vilão, o mordomo Edgar, com bastante desenvoltura e graça. Gostei dele na peça.

Um aspecto interessante, que ressalta o profissionalismo da produção, é possível reparar que não há aquela típica troca de personagens, em que determinado ator sai de cena e volta interpretando outro personagem, depois volta novamente interpretando o anterior. Apesar do enorme entra e sai de cena, todos encerram a peça com o mesmo e único personagem que começaram.

É preciso também destacar o belo trabalho de iluminação, dando a cena climas diferentes. Na cena, por exemplo, em que os gatos estão ao relento, numa cena de chuva, minha filha virou-se para mim: Pai, está chovendo? Tal a eficiência conseguida pela iluminação, sabendo dar o clima certo e imprimindo uma dose de realismo ao que se desenrolava em cena.

Outro aspecto que ressaltava era a qualidade e a complexidade da trabalhosa maquiagem do elenco. No mais, boas músicas para um elenco que canta com eficiência, e coisa rara: teatro infantil com cara de peça profissional. Infelizmente, coisa rara no universo infantil.

Quanto a origem do título, não tenho referências para afirmar, mas creio que há uma obviedade em supor que parece ter sido extraído da “Canção da Gata”, do musical “Os Saltimbancos”, do Chico Buarque.

Temporada: De 10 de Agosto a 29 de setembro de 2013
Local: Teatro Clara Nunes – Rua Marquês de São Vicente – 52 – Shopping da Gávea.
Sábados e domingos.
Horário: 16h.
Preço: R$ 50,00

FICHA TÉCNICA
Supervisão Geral: João Junior
Direção e músicas: Marco dos Anjos
Direção Musical e Arranjos: Edinho Hora
Direção de Movimento e Coreografias: Fabrício Ligiero
Elenco: Roberta Portela – Gansa Abigail, Bia Melo – Gata Julie, Johnny Ferro – Cachorro Lafaiete. Debora Ozório – Gata Marie, Gabriel de Lucca – Gato Toulouse, Diogo Lucas -Cachorro Napoleão, Fernanda Abi-Ramia – Gata Lulu, Michele Ferrucio – Madame, Jessica Rocha – Gata Claire, Thaiane Maciel – Gata Mel, Lucas Moreno – Gato Tirpin, Fernanda Abi-Ramia – Gata Duquesa, Priscila Galvão – Gansa Amélia, Rainer Cadete – Gato Thomas, Sergio Menezes – Mordomo, Andréia Segatti – Atriz convidada, Simone Soares – Atriz convidada, Edson Cardoso (Jacaré) – Ator convidado, Paulo Ferreira – Stand in Mordomo, Augusto Volcato – Stand in Gato Thomas
Preparação vocal: Andressa Melh
Cenário: Cachalote Mattos
Figurinos: Rute Alves
Iluminação e som: Daniel Souza
Música “Com Você”: Nathália Colón
Direção de Produção: João Júnior
Realização: Companhia Atores In Cena


Palpites para este texto:

  1. Adorei!!! Muito boa!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

setembro 2017
D S T Q Q S S
« ago    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930