Lançamento Mundial de “Sem Lugar Para se Esconder”, de Glenn Greenwald


 

gg30

Um dos livros mais aguardados no mercado editorial mundial “Sem Lugar Para se Esconder”(“No Place do Hide”), escrito pelo jornalista e advogado Glenn Greenwald, acaba de chegar simultaneamente nas livrarias do mundo inteiro. No Brasil o livro foi lançado peça editora Primeira Pessoa pelo preço de R$ 39,90.

Greenwald foi o responsável pela série de reportagens publicadas pelo jornal “The Guardian”, replicadas pelo “Washington Post” e no Brasil pelo “O Globo”, que desencadearam um grande escândalo internacional através das revelações de Edward Snowden, ex prestador da NSA, a Agência de Segurança Nacional norte-americana, sobre a prática da vigilância ilimitada que violou a privacidade de milhões de pessoas no mundo inteiro sob o pretexto de combater o terrorismo. Tais revelações fizeram de Edward Snowden um dos homens mais perseguidos e odiados pelo governo norte-americano, que sonha em colocar as mãos no seu ex funcionário que hoje vive exilado em Moscou.

Por essa série de reportagens Greenwald ganhou todos os grandes prêmio jornalísticos, tanto no  Brasil, quanto no exterior. Aqui mesmo no nosso blog foi indicado ao Prêmio Botequim Cultural e ganhou o Prêmio Esso, o mais importante prêmio do jornalismo nacional. No exterior, entre outros, ganhou o Pioneer Award, o George Polk Award e para finalizar, nada menos do que o mais cobiçado e prestigiado prêmio jornalístico do mundo: o Pulitzer.

Greenwald, conta os bastidores desse episódio, desde seus primeiros contatos com Snowden, quando foi o “escolhido” pelo ex prestador da NSA para divulgar informações tão bombásticas que causaram enorme abalo nos bastidores do governo norte-americano. O livro também promete ser uma reflexão sobre o papel do jornalismo atual e sua postura de alinhamento  aos interesses dos governos, além das consequências para a democracia de um programa ilimitado de vigilância sobre a vida de empresas, pessoas e países.

Sem Lugar Para se Esconder” promete ser digno dos melhores livros de espionagem, tanto que ontem(dia 14/07), a Sony anunciou ter pago uma pequena fortuna pelos direitos de adaptá-lo para o cinema.

Em breve voltaremos a falar sobre esse livro, quando faremos uma análise crítica.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

setembro 2017
D S T Q Q S S
« ago    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930