Literatura Infanto-Juvenil: Arco-Íris em Preto e Branco


 

nara vidal 10

O mercado da literatura infanto-juvenil tem recebido nos últimos tempos uma safra bastante interessante de obras, como o próprio Botequim Cultural já havia constatado ultimamente com algumas recentes publicações de grande qualidade.  Para coroar essa fase, esse mês o ilustrador brasileiro Roger Mello recebeu o máximo reconhecimento do gênero ao ganhar o prêmio Hans Christian Andersen.

900169228Para corroborar com esse belo momento vivido pelo gênero, a editora Dimensão lançou o livro “Arco-Íris em Preto e Branco”, última novela da escritora Nara Vidal. Mineira, radicada em Londres, Nara nos encaminhou um exemplar, que acabou sendo para nós uma grata revelação. A autora consegue comprovar que para conquistar o seu leitor não é necessário subestimar sua inteligência apelando para fórmulas fáceis, bastando uma boa dose de talento e acima de tudo, sinceridade nos seus propósitos.

Com ilustrações da paulista Suppa, em suas 88 páginas e 22 capítulos o livro relata o cotidiano de Isadora, uma típica adolescente vivendo toda a complexidade daquela que pode ser considerada a mais difícil fase de nossas vidas. Fase de extrema ebulição hormonal, transformações físicas e grandes descobertas. Com uma personagem dotada de rara inteligência e ótimo senso de humor, mas com uma acentuada autocrítica, Nara Vidal desvenda com rara habilidade o cotidiano dessa adolescente, sua vida familiar e escolar, fazendo de situações aparentemente banais, algo pleno em encantamento

Narrado na primeira pessoa, num tom de conversa“Arco –Iris em Preto e Branco” apresenta um painel de personagens interessantes, tais como Arthur, Rafael, dona Bárbara, Tati Amarelinha e Bel, repleto de frases e reflexões que vão fazer rir, divertir ao mesmo tempo faz-nos pensar no mundo, mesmo que banal, ao nosso redor, mas totalmente desprovido de pieguices ou lições de moral.

Depois de publicar uma série infantil chamada “O Curioso Mundo de Amelie”, agora com o lançamento de “Arco-Íris em Preto e Branco”, Nara Vidal aparece no mercado editorial brasileiro como uma autora de rara sensibilidade que merece ganhar um espaço à altura do enorme talento que demostrou com “Arco-Íris em Preto e Branco”.

Resta-nos aguardar a presença de Nara Vidal no 16º Salão do Livro para Crianças e Adolescentes que se  realizará no Rio de Janeiro entre os próximos dias 28 de maio e 08 de junho no Centro de Convenções Sul América, para que ela possa nos falar mais do seu trabalho e seus projetos futuros.

Ilustrações: Suppa


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« nov    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31