Mestres da Reportagem


 

Texto de Adriana Mello.

Sou uma apaixonada pelo jornalismo! Tenho uma profunda admiração e respeito pelos profissionais desta área. Acho que rola uma certa frustração em não ser uma jornalista. Não lembro exatamente por qual razão desanimei em fazer faculdade de jornalismo na época em que prestei vestibular, mas me arrependo pela decisão. Acabei fazendo duas faculdades: Economia e Cinema. Bom, a de Economia não me serve para muita coisa (claro que foi uma experiência ótima e não me arrependo da minha formação), mas a de Cinema foi muito importante para me realizar pessoal e profissionalmente. Tenho a mesma paixão pelo Cinema que tinha no meu primeiro dia de aula. O mais legal disso tudo é que de uma certa forma o Cinema me aproxima do jornalismo através dos documentários.

Por ser uma aficionada pelo tema, fiquei apaixonada pelo projeto do livro “Mestres da Reportagem”.  O livro traz entrevistas com 30 profissionais conceituados, onde eles falam sobre sua trajetória e revelam os bastidores de suas reportagens mais importantes. O livro “Mestres da Reportagem” foi escrito por alunos 4º e 6º semestres de jornalismo (2012) da FAPSP.  A organização ficou por conta da professora e jornalista Patrícia Paixão.

“Com prefácio de José Hamilton Ribeiro, ícone da reportagem brasileira, o livro traz 30 entrevistas exclusivas com Adriana Carranca, Agostinho Teixeira, Bruno Garcez, Carlos Wagner, César Tralli, Cid Martins, Eliane Brum, Elvira Lobato, Ernesto Paglia, Geneton Moraes Neto, Gérson de Souza, Giovani Grisotti, Goulart de Andrade, José Arbex Jr., Leandro Fortes, Luiz Carlos Azenha, Marcelo Canellas, Marcelo Rezende, Mauri König, Paula Scarpin, Percival de Souza, Regiani Ritter, Renato Lombardi, Ricardo Kotscho, Roberto Cabrini, Silvia Bessa, Sônia Bridi, Tatiana Merlino e Valmir Salaro, além do próprio José Hamilton.

A obra começou a ser idealizada em 2011, na disciplina Técnicas de Pesquisa, Reportagem e Entrevista Jornalística, ministrada por Patrícia Paixão. “Percebi que as turmas de Jornalismo da FAPSP tinham potencial para encarar a produção de um livro de entrevistas pingue-pongue com grandes nomes da reportagem no Brasil. Considerei que seria interessante abordar esse tema, já que ele contribui para a atuação jornalística não só dos meus alunos, mas de estudantes e jornalistas de todo o país. Estipulamos inicialmente 20 nomes que deveriam ser entrevistados, e depois essa lista foi aumentando até chegarmos a 30 jornalistas”, explica a professora.

Os alunos foram orientados a entrevistar repórteres que atuam em diferentes mídias (impressa, eletrônica e digital) e editorias (Política, Esportes, Polícia etc.). “Não nos interessou entrevistar editores, chefes de reportagem, âncoras de telejornais ou apresentadores de programas jornalísticos. Não por menosprezo a esses cargos, mas simplesmente pelo fato de estarmos focando a obra na arte da reportagem. Nosso objetivo foi selecionar jornalistas que têm reconhecida experiência na função de repórter”, destaca a docente.

Segundo a professora, a obra não tem a pretensão de fazer uma classificação dos 30 melhores repórteres brasileiros. “Nosso objetivo não foi fazer um ranking, e sim trazer um pouco do que a reportagem brasileira tem de melhor. Temos consciência de que muita gente boa ficou de fora

Tem como não ficar no mínimo muito interessado por um projeto assim? Desde o dia que li no twitter sobre o livro, enlouqueci. A primeira providência foi pedir autorização para escrever sobre o livro aqui site. Precisava dividir isso com vocês.

O lançamento do livro acontecerá no dia 13/11 no auditório da Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, onde acontecerá um bate papo entre autores, público e alguns dos entrevistados para o livro. Espero poder estar em SP nessa data, pois quero muito estar presente!

MESTRES DA REPORTAGEM

Editora In House

Data do Lançamento: 13/11/2012 (terça-feira)

Local: Auditório da Livraria da Vila do Shopping Higienópolis

Horário: das 18h30 às 21h30 (Bate-papo com jornalistas entrevistados no livro: das 19h30 às 20h30)

Site:  http://www.fapsp.com.br/mestresdareportagem/
Twitter:  @Mestres_Report
Facebook: Mestres da Reportagem


Palpites para este texto:

  1. Muito bacana mesmo. Para ser perfeito só faltou o Caco Barcellos.
    Abçs

  2. Oi Antonio,
    Então, a minha primeira reação tb foi procurar pelo Caco (tenho verdadeira idolatria por ele), mas pesquisando descobri que ele chegou a ser entrevistado, mas só liberou a publicação para fins acadêmicos. Pelo menos foi o que li por aí.
    Bjs

  3. Entendi. Faz todo sentido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« nov    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31