Músicas Sobre o Rio de Janeiro


 

Estava outro dia ouvindo “Valsa de uma Cidade“, composição de Antônio Maria, pensando quanto é bonita essa canção, na minha opinião a mais bonita canção feita em homenagem ao Rio de Janeiro. Resolvi então fazer uma seleção das canções mais bonitas que já foram feitas para a cidade, “berço das lindas canções“, como diz a letra de “Cidade Maravilhosa“.

Lembrei-me que há alguns anos atrás a Globo fez uma votação sobre qual seria a canção que mais representava o Rio. Ganhou “Cidade Maravilhosa“. Na minha seleção resolvi excluir justamente essa obviedade chamada “Cidade Maravilhosa“. Sim, é bonita, mas muito batida. Mas inconscientemente devo tê-la excluída por trauma, pois quando a ouço associo logo com fim de baile, pois era ela que encerrava todos os meus bailes carnavalescos. Sem contar que segundo uma corrente de pesquisadores da música brasileira ela não teria sido composta por André Filho, essa corrente afirma que sua autoria seria na verdade de Noel Rosa.

Divergências a parte, fiz um top five das minhas canções preferidas sobre a cidade. Grandes canções ficaram de fora, mas que por favor ninguém me venha perguntar por “Rio 40 Graus”, de Fernanda Abreu, a 2ª colocada na votação da Globo. Tem gosto prá tudo nessa vida.
.
.

5º lugar: Rio Antigo

Dois nordestinos, Chico Anysio e Nonato Buzzar compuseram um lindo hino de nostalgia para um Rio que já não existe mais, que eu não conheço, mas adoraria ter vivido nesse Rio retratado pela dupla.

.
.

4º lugar: Samba do Avião

Dentro de um avião da velha Varig chegando do exterior, assim que a cidade era avistada lá do alto soltavam o “Samba do Avião“, era impossível não se arrepiar. Saudades do Tom e saudades da Varig nesses tempos de barra de cereal da Gol.


.
.

3º Lugar: A Voz do Morro

Basta soar os primeiros acordes do lindo arranjo instrumental que Radamés Gnatalli fez para o samba de Zé Ketti no inesquecível filme “Rio 40 Graus”, de Nelson Pereira dos Santos, que qualquer desatento espectador sabe que estará vendo um filme magistral. Filme magistral, música idem. Aqui não é o Rio da classe média da Zona Sul carioca que fala, a voz é a do morro, da Zona Norte, do povo oprimido, pobre e trabalhador.


.
.

2º Lugar: Carta ao Tom 74

Nossa famosa garota nem sabia/A que ponto a cidade turvaria/Esse Rio de amor que se perdeu“, impossível encontrar versos tão lindos quando esses. Escritos por Vinícius de Moraes(com música de Toquinho) em mais uma das suas inúmeras cartas jamais remetidas para seus destinatários. No video abaixo há uma paródia bem humorada que Tom Jobim fez para a canção.


.
.

1º Lugar: Valsa de uma Cidade

Foi o pernambucano Antônio Maria quem compôs a canção mais bonita feita para o Rio de Janeiro, com parceria de Ismael Neto. Para mim “Valsa de uma Cidade” mereceria o título de hino oficial da cidade. Abaixo na voz de Lúcio Alves, meu cantor favorito.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930