Os 10 Mandamentos numa Churrascaria


 

 

Por Renato Mello.

Toda vez que entro numa churrascaria rodízio tenho a sensação que estou entrando num jogo, numa guerra psicológica. Seja no Porcão, Na Rio Brasa, na Estrela do Sul, na Plataforma e até mesmo na Fogo de Chão. Sinto o ambiente na entrada e percebo que por trás daqueles sorrisos de “sejam bem-vindos”, no fundo eles olham para mim e pensam: – Mais um pato chegando!

Mas sou tricolor, sou guerreiro, topo o desafio e parto para à luta, preciso dar prejuízo para me sentir realizado. Não é a toa que sou diplomado como churrascólogo, com PHD em Buenos Aires, tenho objetivos e estratégias traçadas. O problema é que não existe uma linha divisória clara entre derrotados e vencedores, é algo subjetivo. Já saí de rodízios com ambas sensações.

Mas vou elencar meus 10 mandamentos para vencer esta guerra:

1)      É preciso cadenciar o jogo, você tem que impor seu ritmo à churrascaria e não o contrário. Não tenha pressa em virar a cartelinha do vermelho para o verde. Não aceite aquela inofensiva linguicinha que eles te empurram logo que você senta na cadeira. O objetivo do inimigo é minar logo suas energias. Peça com calma suas bebidas e acompanhamentos. Antes disso não coma nada, só quando estiver tudo na mesa é que você está apto para começar o jogo. Assim você já começa em vantagem e ganha o respeito do adversário, eles já sabem que não estão diante de um principiante.

2)      Não peça suco ou água de coco. Já reparam que elas vêm na jarrinha? Você vai pagar os olhos da cara e se entupir de bebida. Só peça um segundo copo quando já estiver acabando seu churrasco, assim você está se poupando para a hora da verdade.

3)      Nunca vá no buffett!!! Lembre-se, você foi a uma churrascaria, logo seu objetivo é comer carne! Se você quisesse salada teria ido no “Celeiro”, se quisesse frutos do mar você teria ido na “Marisqueira”. Buffet em churrascaria só foi criado para distrair sua atenção e amenizar os custos deles. Também nunca entendi porque as pessoas pegam comida japonesa numa churrascaria. Outro dia sentei do lado do buffet e fiz umas constatações interessantes: Percebi que a cada 10 pessoas no buffet, 8 eram mulheres. Os homens que iam pegavam uma coisa ou outra, já as mulheres enchiam o prato. Conclusão: Macho que é macho não vai no buffet!

4)      Evite se empanturrar de acompanhamentos, escolha 2, no máximo 3. Va lá, pegue um pastelzinho porque ninguém é de ferro.

5)      Os inimigos querem logo empurrar o queijinho na brasa. Não aceite de cara! Eu adoro o queijinho, mas é um tremendo bate-entope. Deixe para comer no fim, quando suas energias já estão se esgotando mesmo.

6)      Com menos de 5 minutos de jogo o inimigo já pergunta com aquele ar falsamente solicito: “- tem alguma carne de preferência?” Cuidado, isso é uma cilada traiçoeira! Responda: “- Por enquanto não, deixa vir vindo normalmente”. Eles não querem te dar descanso, é como um boxer trabalhando na linha de cintura do adversário, sugando suas energias. Nunca peça suas preferências antes de uns 25 minutos de  jogo. Mesmo que em algum momento seu prato fique vazio, não se importe e continue negando carnes que você não está lá com muita vontade de comer só para não ficar parado(o inimigo fica louco quando vê seu prato vazio: “- As carnes não estão vindo a seu gosto, senhor?”). Aproveite esse intervalo para recuperar suas energias e voltar ao ataque.

7)      Se você sentir que há um ataque sem piedade contra você, levante-se e vá ao banheiro(mesmo que esteja sem vontade). Vá devagar, lave a mão, o rosto. Respire fundo e volte para a guerra.

8)      Evite as carnes de segunda, tipo fraldinha ou paleta. Lembre-se, seu objetivo é dar prejuízo com sua visita. Peça só carnes de primeira, como alcatra, filé mignon, lagarto, picanha,etc. Peça também bastante lombinho, picanha suína (carne de porco está pela hora da morte, como diria minha mãe). Quanto a picanha, não coma mais do que 2 rodadas. Se deixar eles vão te fazer comer picanha a tarde inteira.

9)      Depois dos 25 minutos já pode pedir suas preferências, peça um bife de chorizo e principalmente: uma costela de cordeiro. Costela de cordeiro além de ser deliciosa é cara pra chuchu.

10)   Tenho uma admiração profunda pelo sujeito que após o rodízio ainda pede sobremesa. Nunca consegui pedir sobremesa, porque nessa fase já estou completamente grogue. Pedir sobremesa é uma prova de capitulação ao inimigo. Você seguiu todos os mandamentos e no final pediu sobremesa? Então amigo, você perdeu o jogo e deu lucro ao estabelecimento. Vocês já viram o preço da sobremesa na churrascaria? Não, ninguém viu. Até porque ninguém lê cardápio num rodízio.

Você seguiu à risca meus ensinamentos e conseguiu ficar mais de 1 hora na mesa. Parabéns, você é um vencedor. Não se importe se quando você retornar sentir no ambiente um certo ar tenso. Ignore e prepare-se, eles vão querer revanche.

 


Palpites para este texto:

  1. hahahaha muito bom!! espero que a Dri tenha aprendido essas lições!!

  2. Essa é pra imprimir e levar na bolsa

  3. GOSTEI DAS DICAS SERVE PRA MIM,MAS PARA MINHA ESPOSA NAO ELA NAO GOSTA MUITO DE CARNES ,ENTAO ELA DETONA SUSHI ,SALADAS COISAS DO BUFFET ,MAS TENHO QUE PEDIR BUFFET PRA 2 SAI MAIS BARATO

  4. Muito boa essas suas dicas. Perfeito, tenho que tirar o chapéu para vc!!!
    Hahahahhaaa super cómico .

  5. Gostei demais hahahahah
    Na guerra é assim mesmo kkk

  6. Considero que estas dicas são dicas de um mestre na nobre arte de como dar PREJU na churrascaria.
    Somente um ancião e profundo conhecedor dessa arte poderia ser tão exato e preciso nas observações. Se em um futuro próximo a vossa excelência considerar a abertura de um instituto, gostaria de ser um franqueado! De agora em diante me considero seu protegè
    Ass: BBQ Jones
    Faixa branca

  7. É hoje vou colocar em prática todo o seu ensinamentos huhuhuhuhuhu
    A guerra começa hoje aprendi direitinho vou rir disso td

  8. hahahaha, Muito bom. Excelentes observações. ta de Parabéns…

  9. Kkkk muito bom, estou indo agora a uma churrascaria, depois relato sobre a batalha… Obrigado pelo intencivão.

  10. Gostei vou dar maio prejuizo agora

  11. Ótimo post!
    Venho em primeiro lugar lhe agradecer,pelas valiosas dicas,depois deste post a minha vida mudou,hoje em dia o dono do rodízio quando me ver a lágrima já escorre no canto do olho!

  12. Esse é o cara mais estratégico que vi, parabéns pelos ensinamentos. Irei preparado a guerra. Rsrsrsrs.

  13. ismael canonice -

    Por coincidência, também desenvolvi umas técnicas para se aproveitar bem o rodízio e muitas delas batem com as suas (faltou o jeitao brincalhão!). No fundo, também digo que seria como partirmos para uma gerra em que o campo de batalha é a churrascaria com seus soldados usando de todas as estratégias para derrotar o inimigo com menos munição possível e, na outra trincheira, nós, os fregueses, atacando em todas as frentes para fazer jus ao preço pago.
    Apenas acrescentaria quatro condições básicas ao candidato: estar sem nenhuma indisposição física, gostar de carnes, estar com apetite, e sem pressa.
    Estratégico, também, você eleger um garçom, ser simpático a ele, mostre que entende de carnes (isto sempre funciona), explore as opções disponíveis, se tem alguma carne especial pouco rodiziada ou atendida sob pedido. Não se afobar com o orquestrado ataque dos garçons, enfim.
    Ah, complementando o lance da dispensável sobremesa: já notaram que as sobremesas vem em vistosos carrinhos com coloridos licores ofertados por simpáticos, jovens e apessoados garçons? Claro, para seduzir nossas incautas esposas, filhos e sogras! É ai que tem se desforram dos eventuais prejuízos causados pelos comilões. Hahaha Abraços,

  14. E eu digo o que? , que sou dono de churrascaria.
    Miserável….

  15. Estou indo hoje encarar um desafio… Reconheço que um desafio (3 super hamburguers em 30 min) não é a mesma coisa que um rodízio. Mas o objetivo é o mesmo, PREJU!!!
    Gostei do texto

  16. Oi, tudo certo?

    Meu nome é Matheus, sou cliente de vcs. Vi o vídeo desse evento de mkt para churrascarias e achei muito legal, bom mesmo. Talvez ajude vcs a chamar mais clientes aí. Dá uma olhada aí pra ver se vale a pena pra vcs (acho que ainda dá pra se inscrever de graça).

    http://formula4x.com.br/workshop-de-marketing-para-churrascarias

    valeu, Matheus

  17. Regina Cavalcanti -

    Muito legal! Adorei as instruções ❤️

  18. Partiu Porcão!!

  19. Duro é aguentar cliente que só come picanha e file mignon no rodizio .grandes churrascarias famosas estão prontas para aguentar este tipo de coisa e os pequenos se ferram , por isso abrem seus olhos.

  20. Luís Guilherme -

    Sem sombras de duvidas, o Sr deve ser conhecido como A LENDA! Post excepcional e super produtivo! Por sorte, eu e esposa estamos lendo o msm agora em uma churrascaria com rodízio em Petropolis RJ (Lago Sul)

    Eles que nos perdoem kkkkk e o Sr, mito dos mitos, Lenda das lendas… mto obrigado pelos tão valorosos ensinamentos

  21. É hoje que vou dar prejuízos na churrascaria ,valeu brother

  22. Hahahah sou perito nisso, como muito um dia antes e dou um preju, no rodizio de pizza só levanto depois do vigésimo pedaço e de carnes depois de duas horas senão não valeu a pena, hoje mesmo já tem o Norte gril para ir, que chato rsrsr

  23. Faltou aquele abacaxi com canela digestivo para abrir o apetite quando já estiver próximo a ficar estupefado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031