“Os Argentinos” – Noite de Autógrafos de Ariel Palácios


 

.

Ariel Palácios autografa o livro da Adriana

No último dia 21 de março, numa quinta-feira, tivemos o prazer de comparecer na noite de autógrafos do jornalista Ariel Palácios, correspondente da “Globo News” e do Jornal “O Estado de São Paulo” na Argentina. Ariel está num tour pelas cidades brasileiras lançando o livro “Os Argentinos”, pela editora Contexto, integrante da coleção “Povos e Civilizações”.

A noite de autógrafos aconteceu na Livraria da Travessa, em Ipanema. Casa cheia e fila grande para termos algum contato com o mais carismático dos correspondentes de um país vital para a vida brasileira e ao qual estamos irremediavelmente conectados. Na nossa frente na fila, havia um argentino que mora há 3 anos no Brasil, Aníbal. Aníbal nos falava de sua admiração por Ariel, num português carregado de sotaque portenho e gírias cariocas: “Cara! Eu sou muito fã do Ariel! Ninguém sabe definir e retratar melhor um argentino que ele”. Achei um baita elogio vindo de um argentino, acho que ele devia saber o que estava falando. Aníbal realmente é muito fã, tanto que pediu que a Adriana tirasse uma foto dele com o Ariel.

Sentado atrás da mesa, Ariel ia pacientemente autografando os exemplares. Elegantemente trajado, terno, gravata e com direito a lencinho no bolso, em pleno calor carioca, mas o que chamava minha atenção era a atenção dada a cada pessoa presente, olhando sempre nos olhos do interlocutor, trocando palavras amáveis, ninguém saiu da mesa com a sensação de ter sido tratado de maneira automática, fazendo com que todos se sentissem especiais. Ao final, se levantava, dava a volta na mesa e cumprimentava um por um. Deve ter se levantado umas mil vezes.

Era o retrato da famosa elegância portenha, embora sua verdadeira nacionalidade ainda suscite dúvidas. Certeza mesmo é que trata-se de um torcedor do Lodrina Esporte Clube e não do River ou do Boca, para decepção de muitos. Na verdade, nascido na argentina, criado no Brasil e que soube como poucos se “argentinizar” para se tornar o melhor porta voz dos acontecimentos em terras platinas.

Ariel não tem pouca responsabilidade, tem que abastecer diariamente alguns dos mais importantes meios de comunicação nacional com notícias e informações de um país possuídor de uma das culturas mais ricas do mundo, assim como tem igualmente uma das políticas e economias mais conturbadas do planeta. Enfim, um país de enormes superlativos, com um inesgotável campo para se explorar e prospectar notícias, relatar fatos pitorescos e com um manancial de oportunidades, jamais desperdiçadas com Ariel.

Escreveu um livro, que voltaremos a abordar com mais detalhes nos próximos dias aqui no Botequim Cultural, aonde traça um perfil da complexidade desse país que tanto nos fascina, seja no seus aspecto cultural, político e social, tentando se desvencilhar de todos os clichês que cercam nossos vizinhos.

Fica a dica do livro “Os Argentinos”, que estamos lendo nesse momento com imenso prazer, afinal, como quem lê esse blog desde seu início sabe bem, o Botequim Cultural ama a Argentina, Buenos Aires e os argentinos.

Abaixo, algums links de provas de amor do Botequim Cultural aos argentinos:
Um Portenho
Dicas de Restaurantes em Buenos Aires
Top 10 Cinema Argentino


Palpites para este texto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031