Oscar 2014: Quem Vai Ganhar e Quem Deveria Ganhar, por Renato Mello


 

 rmello10

Tal como no ano passado, voltamos ao tema: Quem vai ganhar o Oscar e quem deveria ganhar? Em relação ao ano passado, cabe ressaltar algumas diferenças. 1ª A qualidade dos filmes de 2013 foi muito superior a de 2014. 2ª Este ano a disputa está mais embolada, ao contrário do ano passado, aonde era mais fácil perceber os favoritos, tanto que acertamos a grande maioria dos nossos palpites.

Em compensação, este ano minhas divergências com a Academia estão bem menores. Até porque ainda não engoli a vitória de “Argo”(embora tivesse previsto) em relação a filmes muito superiores artisticamente, como “Amor”,A Hora mais Escura” e “Os Miseráveis“.

Melhor Filme
Quem Vai Ganhar: Muito difícil afirmar entre “Gravidade” e “12 Anos de Escravidão”, mas vou apostar que a narrativa clássica de “12 Anos de Escravidão” vai levar o Oscar principal.
Quem Deveria Ganhar: “Gravidade”
.
Melhor Diretor
Quem Vai Ganhar: “Gravidade”
Quem Deveria Ganhar: “Gravidade”. O trabalho de direção de Alfonso Cuarón é de longe o melhor, mais ousado e interessante. Afinal como lhe perguntou um jornalista sem noção: “Deve ser muito difícil filmar no espaço, né?“rs
.
Melhor Ator
Quem Vai Ganhar: Matthew McConaughey, por “Clube de Compras Dallas
Quem Deveria Ganhar: Leonardo di Caprio está bem em “Lobo de Wall Street”, mas as grandes  atuações da categoria são de Matthew McConaughey, por “Clube de Compras Dallas“, Bruce Dern por “Nebraska” e Christian Bale por “Trapaça”. A atuação de Chiwetel Ejiofor, por “12 Anos de Escravidão” é apenas correta, assim como o filme. Mas pelo meu gosto pessoal escolho Matthew McConaughey, por “Clube de Compras Dallas“,
.
Melhor Atriz
Quem Vai Ganhar: Cate Blanchett por “Blue Jasmine
Quem Deveria Ganhar: Acho Cate Blanchett uma atriz incrível, mas caso ganhe, seus 2 oscars foram por filmes que(no meu ponto de vista) não merecia(o outro foi por sua caricatural interpretação de Katherine Hepburn em “O Aviador”). Para mim, a grande atuação do ano pertence a Sandra Bullock por “Gravidade”. Meu Deus! Nunca imaginei que um dia fosse preterir Blanchett em favor de Bullock.
.
Melhor Ator Coadjuvante
Quem Vai Ganhar: Jared Leto por “Clube de Compras Dallas
Quem Deveria Ganhar: As grandes atuações da categoria são de Bradley Cooper, por “Trapaça”, Jared Leto, por “Clube de Compras Dallas” e Michael Fassbender, por “12 Anos de Escravidão“. Qualquer um dos 3 que vença estará representando bem a categoria. Mas se é para escolher, fico com Jared Leto.
.
Melhor Atriz Coadjuvante
Quem Vai Ganhar: Dizem que seria Lupita Nyong’o, por “12 Anos de Escravidão
Quem Deveria Ganhar: Ao contrário do ano passado quando ganhou o Oscar de Melhor Atriz tendo 2 concorrentes, ao meu ver, com performances superiores(Jessica Chastain e Emmanuelle Riva), esse ano Jennifer Lawrence, como coadjuvante por “Trapaça” tem a melhor atuação da categoria.
.
Melhor Roteiro Original
Quem Vai Ganhar: “Nebraska”
Quem Deveria Ganhar: Sou fã de Alexander Payne, fico mais uma vez com um trabalho seu, “Nebraska”
.
Melhor Roteiro Adaptado
Quem Vai Ganhar: “12 Anos de Escravidão
Quem Deveria Ganhar: Indicar “Antes da Meia-Noite”, mais uma longa DR de Richard Linklater é uma forçação de barra enorme. Tentaram fazer o mesmo tentando dar uma indicação para Julie Delpy(felizmente não colou). Não vejo grandes trabalhos esse ano na categoria, fico então com “12 Anos de Escravidão”.
.
Melhor Animação
Quem Vai Ganhar: “Frozen”
Quem Deveria Ganhar: Não foi um bom ano para a animação. “Frozen” foi realmente o melhor.
.
Melhor Edição
Quem Vai Ganhar: “Gravidade”
Quem Deveria Ganhar:  Acho que nessa categoria não tem pra ninguém, “Gravidade”.
.
Fotografia
Quem Vai Ganhar: “Gravidade”
Quem Deveria Ganhar: “Gravidade”. Apesar de ressaltar o belo trabalho de “Nebraska”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031