Oscar 2015: A Teoria de Tudo


 

Por Adriana Mello.

Não conheço ninguém que não tenha uma profunda admiração por Stephen Hawking. Sua história de superação é um exemplo de vida. Quando soube que “A Teoria de Tudo” seria filmado, achei que seria um projeto com grande potencial e que tinha tudo para dar certo, mas estava redondamente errada. Algo deu (muito) errado nesse projeto.

O filme é uma adaptação do livro de Jane Hawking, primeira esposa de Stephen e mostra a vida do estudante de Stephen em Cambridge, o início de seu romance com Jane, suas primeiras descobertas científicas e os primeiros sintomas de uma doença degenerativa, esclerose lateral amiotrófica (ELA), que lhe tiraria os movimentos de seu corpo e sua fala. O médico diz a Hawking que ele teria apenas dois meses de vida, mas Stephen e Jane provaram que ele estava errado.

Por que uma história tão boa, virou um filme ruim? Por causa do roteiro, sem a menor dúvida. O filme tem um roteiro pobre e excessivamente explicado. Os roteiristas partiram do suposto que ninguém sabia quem é Stephen Hawking e resolveram deixar tudo muito bem explicadinho, e deixaram tudo muito chato também. Em cinema, você nunca deve achar que o espectador é burro, não tem que explicar nada. Conta a história que tem que contar e pronto. Deixa o espectador chega as suas próprias conclusões. Uma pena ver a linda história de Hawking em um filme frio e sem emoção. As atuações de Eddie Redmayne e Felicity Jones salvam o filme ser uma desgraça total. Eddie é o grande favorito ao Oscar, ele já ganhou o Globo de Ouro (melhor ator drama) e o SAG (sindicato dos atores), e deve levar a estatueta dourada para casa. Particularmente, gosto mais das atuações de Michael Keaton (Birdman) e Bradley Cooper (O Sniper Americano), mas a vitória de Eddie não será injusta.

A Teoria de Tudo pode ser um filme ruim, mas a história de Stephen Hawking merece ser aplaudida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

junho 2017
D S T Q Q S S
« maio    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930