Oscar 2015: O Jogo da Imitação


 

Por Adriana Mello.

“O Jogo da Imitação” é a melhor prova de que um filme monótono pode ser indicado ao Oscar. O filme não é ruim,(longe disso), mas é maçante. Um filme que não empolga apesar de ter uma história fascinante.

O filme conta a história de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um jovem matemático, que durante Segunda Guerra Mundial, é contratado para liderar uma equipe que tem como objetivo criar uma máquina para decifrar o Enigma, código alemão usado para enviar mensagens aos submarinos.  Alan dedica-se dia e noite na criação de “Christopher”, uma máquina capaz de decifrar o Enigma. O problema é que Turing não é bom em lidar com as pessoas e leva sua equipe a loucura. Fora isso, Alan tem que lidar com a pressão do serviço secreto inglês que não estão satisfeitos com o alto investimento financeiro em “Christopher” e com a demora na criação da máquina. Alan era homossexual, o que era crime na Inglaterra, e passa a ser chantageado. Para não ir para a cadeia, ele aceita uma sugestão radical: a castração química.

Essa não é a primeira vez que a biografia de Alan Turing é transformada em filme, mas certamente é a produção mais bem cuidada sobre o matemático. Apesar do filme não decolar, é uma adaptação bem realizada. É um filme correto, nada mais do que isso.

O maior acerto do filme foi a escolha de Benedict Cumberbatch como protagonista. Sua , irretocável, atuação emociona o espectador. Mas é essa dependência de seu protagonista que é o ponto baixo do filme.

O filme também peca por deixar aquela sensação de “já vi esse filme antes” no ar. A impressão que fica é que “Jogo da Imitação” foi realizado para agradar os votantes da academia, mas não o público. É uma pena que uma história tão importante não foi contada de maneira merecida.

Indicações ao Oscar: 8 (filme, diretor, ator, atriz coadjuvante, roteiro adaptado, trilha sonora, edição e design de produção)

Ficha técnica:
Título: O Jogo da Imitação
Título Original: The Imitation Game
Diretor: Morten Tyldum
Roteiro: Graham Moore
Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, Allen Leech, Mark Strong
Duração: 113 minutos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

junho 2017
D S T Q Q S S
« maio    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930