“Porto Alegre em Cena” Sob Denúncia


 

logo-21-poa-em-cena

Por Renato Mello

No dia 26 de setembro, o diretor teatral Gustavo Paso relatou no Grupo Teatro RJ, do Facebook, administrado conjuntamente pelos blogs “Teatro em Cena”, “Rio Encena”, “Incitarte”, a “Broadway é Aqui” e “Botequim Cultural” uma denúncia envolvendo o Festival Porto Alegre em Cena:

Foto: Mônica Villela

Foto: Mônica Villela

“Porto Alegre Em Cena
aos amigos artistas.
Para quem vem elogiando o festival e colocando-o como um grande festival de teatro, inclusive como um festival que RESISTE à crise. Me revolta saber que estão vendendo a ideia que esse festival resiste à crise!

vergonha! vergonha! vergonha!

Não. Um grande festival de teatro não volta à cena sem pagar os anos anteriores, porque um festival se faz com ética e não explorando artistas para continuar conseguindo patrocínios e patrocínios a custa do nosso trabalho. Fiquei chocado com a notícia que eles continuam com edições mesmo sem pagar as anteriores… Só soube desta nova edição hoje, até porque se fosse esse grande festival que os “organizadores” tentar vender como importante, eu aqui já teria sabido… notícia de coisa grande a gente não precisa procurar.

Aguardo o pagamento há dois anos.”

Screenshot_20170930-091824No dia 27, buscando fazer uma apuração jornalística de ouvir ambos os lados e informando que pretendia publicar o texto no sábado(dia 30), encaminhei e-mail para a assessoria de imprensa do Festival com os seguintes questionamentos:

1) O Festival reconhece o débito com artistas e companhias nas edições anteriores?

2) Qual o valor do débito?

3) Existe previsão do pagamento de tal débito?

4) Na opinião de vocês, é válida a realização de nova edição sem ter quitado os débitos anteriores?

5) De que maneira tal situação prejudica a imagem do festival junto à classe teatral?

Até o presente momento nenhuma resposta me foi encaminhada pela assessoria de imprensa ou pela administração do Festival.

Hoje, 30 de setembro, Gustavo Paso voltou a se manifestar sobre o tema no mesmo grupo:

Hoje o curador do Porto Alegre Encena mandou um email para minha sócia, parceira e fundadora da CiaTeatro Epigenia. Pelo que ela me contou ele ficou muito chateado com meu post sobre o NÃO PAGAMENTO de nosso cache da edição 22 do Porto Alegre Encena… em 2015!

Reclamou da falta de parceria nossa nesse momento difícil… PARCERIA ??? Você que nem sei o nome NUNCA ME ENVIOU UM EMAIL pedindo desculpas por não pagar pelo meu trabalho lá em 2015… não entendi onde está o nosso parceiro nessa história… lembro da diretora da escola de meu filho… ela foi minha parceira naquele final de ano… sempre que posso beijo-lhe a mão em agradecimento por deixar meus filhos completarem o ano letivo com atraso nas mensalidades.

O tal curador nunca me escreveu… pedindo para eu esperar… ter paciência… nunca enviou uma mensagem pelo facebook… nunca me disse que a situação tá difícil e que um dia pagaremos…

AO CONTRÁRIO, nós é que estamos sendo compreensivos em esperar e entender a situação… pois nesses dois anos não fizemos alarde sobre o fato… AO CONTRÁRIO, ficamos quietos, em silencio…

Querido Curador, como é que você pode dormir realizando edições de desse festival em 2016 e 2017 sem pagar a de 2015??? Você tem patrocínio rapaz!!! e eu tenho dois filhos e uma vida e família para sustentar… mas o Porto Alegre encena está fazendo festa!!! é um sucesso!!! é um festival que simboliza a RESISTÊNCIA CULTURAL!!!! PI-A-DA de mau gosto!

Saiba que TODOS OS PROFISSIONAIS que viajaram conosco para o seu festival FORAM PAGOS POR NÓS!!! assumimos seus erros, e pagamos todos!

EU PRATICAMENTE NAO TIVE NATAL EM 2015, pois o cache de nosso trabalho era a ceia garantida, pois afinal estamos aqui pra isso, pra trabalhar e ser pago por isso…

e vc está chateado comigo porque só reclamei nas redes sociais 2 anos depois?????
VERGONHA

O Botequim Cultural reitera a disponibilidade de abrir espaço caso o Festival Porto Alegre em Cena queira se manifestar e principalmente, responder os questionamentos que formulamos.


Palpites para este texto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031