Foi divulgado na semana passada os vencedores dos prêmios principais do Jabuti, as categorias de Livro do Ano de Ficção e de Não Ficção.
Os prêmios foram concedidos a Luís Fernando Veríssimo como livro de Ficção por “Diálogos Impossíveis” e Audálio Dantas por “As Duas Guerras de Vlado Herzog” levou o prêmio na categoria Não Ficção.
Esse ano, ao contrário das últimas 2 edições, não ocorreram grandes polêmicas. Não houve derrotado chorando as pitangas e nem um Jurado C para empanar a festa. Poderia até ter ocorrido polêmica, já que Veríssimo foi inicialmente o 2º colocado na categoria contos, o que pelo atual regulamento o impediria de ganhar o grande prêmio(mudança ocorrida depois da polêmica de Edney Silvestre contra o livro de Chico Buarque), porém o vencedor inicial da categoria contos, Sérgio Sant’anna com “Páginas sem Glória” foi desclassificado com a alegação que um dos textos da coletânea já havia sido publicada em outro livro. Mas Sérgio Sant’anna não polemizou, até porque sua obra é muito superior a qualquer prêmio.
A lista completa com os vencedores das demais categorias pode ser vista AQUI
Últimos palpites