Resultado da Enquete: Qual o Melhor Teatro do Rio de Janeiro?


 

Por Renato Mello

Quem frequenta teatro com assiduidade costuma ter inúmeras queixas de aspectos corriqueiros que ocorrem nas salas do Rio de Janeiro. Mas existem aspectos positivos, fruto muitas vezes da persistência de empresários obstinados em proporcionar a melhor experiência  para seu público.

Em busca das referências propusemos semana passada uma enquete: qual o melhor teatro do Rio de Janeiro? Tentamos analisar aspectos diversos em busca de uma resposta mais conclusiva.

O universo dessa enquete abrangeu um total de 1284 votos, descartados 149 dos 150 votos de um sôfrego eleitor, para não distorcer o objetivo dessa enquete, que não visa promover ninguém, apenas traçar um retrato da experiência dos frequentadores dos teatros cariocas.

.

MELHOR PROGRAMAÇÃO
Qual teatro possui ao longo do ano a melhor programação de peças?

Foto: Leo M Ello

Foto: Leo M Ello

1º Theatro Net Rio
2º CCBB
3º Teatro Poeira

.

MELHOR VISIBILIDADE
Qual teatro tem a melhor visibilidade? Não existe nada pior que sentar um sujeito na sua frente(às vezes nem tão alto assim) que te obrigue a mexer a cabeça durante toda a peça para conseguir enxergar o palco. Inclinação, altura do palco, posicionamento das cadeiras, são itens que foram os levados em consideração.

teatrobradesco_ambiente_2013_boadiversao_7801
1º Teatro Bradesco
2º Oi Casa Grande
3º Teatro Eva Herz

.

MELHOR ATENDIMENTO
Facilidade na compra de ingressos, cordialidade dos empregados, respeito ao consumidor e orientação ao público na entrada e saída.

Foto: Leo M Ello

Foto: Leo M Ello

1º Theatro Net Rio
2º Teatro Maison de France
3º Teatro Poeira

.

MAIS CONFORTÁVEL
Qualidade das cadeiras, distância entre elas, espaço para as pernas, facilidade em parar o carro, em conseguir táxi ou outra condução, além de um bom ar condicionado foram itens para avaliação.

teatrobradesco_ambiente_2013_boadiversao_7801
1º Teatro Bradesco
2º Teatro Riachuelo
3º Theatro Net Rio

.

MELHOR CONSERVAÇÃO E HIGIENE
Condição dos equipamentos do teatro, preservação das poltronas, além da limpeza em geral e dos banheiros.

Teatro-Riachuelo2-768x460
1º Teatro Riachuelo
2º Teatro Bradesco
3º Theatro Net Rio

.

MELHOR TEATRO ALTERNATIVO
Sabe aquele teatro que os grandes musicais não se apresentam e nem os espetáculos badalados? Porém aposta numa programação vibrante e ousada. Qual é o melhor nesse segmento?

poeira
1º Teatro Poeira
2º Sede das Cias
3º Espaço Cultural Sérgio Porto

.

MELHOR TEATRO
Reunindo todos os itens analisados, qual o melhor teatro do Rio de Janeiro?

Foto: Leo M Ello

Foto: Leo M Ello

1º Theatro Net Rio
2º Oi Casa Grande
3º Teatro Bradesco


Palpites para este texto:

  1. Regina Cavalcanti -

    Mandei bem nas respostas! Net Rio ganhou!

  2. Fico surpreso que o Net Rio tenha sido tão bem avaliado. O balcão tem visibilidade parcial em qualquer assento e isso não é informado na venda. Na maioria das produções é quase inevitável que o público nesse setor seja prejudicado e a administração do espaço nunca tentou sanar o problema. Além disso, não há muito conforto, tanto nos assentos quanto no espaço entre as fileiras.

  3. O nobre Theatro Municipal do Rio de Janeiro, obviamente o melhor do Brasil, é “hors concour”.

    • Primeiramente, Fernando, uma honra ter você comentando aqui. Sim, o Theatro Municipal tem seu lugar reservado no que de mais representativo a cultura brasileira produziu nos últimos 100 anos. Abraços

      • Ninguém pediu, e imagino que serei visto como chato, especialmente por já ter criticado o vencedor da enquete, mas vou dar minha opinião sobre o Theatro Municipal. Pode até ser o mais bonito do Brasil, mas o melhor em termos gerais?

        – Os assentos não são dos mais confortáveis em nenhum setor, sendo que na galeria são, de fato, ruins. Além disso, muitos fazem barulho.

        – O espaço entre as fileiras é mínimo, o que em produções mais longas, como óperas, torna-se um inconveniente ainda maior.

        – A visibilidade na plateia pode ser problemática, já que o piso é majoritariamente plano e a disposição dos assentos possui enfileiramento rígido, não há aquela variação comum em teatros que possuem a mesma deficiência na estrutura. Muitas vezes o ganho é pequeno, como já reparei no Riachuelo, mas é literalmente melhor que nada.

        – Nas frisas, se você não consegue sentar nas primeiras cadeiras, a experiência é desagradável. A visão é parcial tanto na “fileira” do meio quanto na última, que certamente é a pior. O glamour desse setor é puramente ilusório.

        – É comum que o ar condicionado seja insatisfatório.

        – Para finalizar com algo de positivo, e também para ser justo, o balcão nobre é ótimo. Apesar de não sair ileso de alguns dos problemas citados acima, é o meu setor favorito.

        • Guilherme, você está relatando sua experiência e percepção pessoal. É válido! O grande problema do Theatro Municipal,é a maneira como esse patrimônio da nossa cidade é administrado(há mais de 100 anos) com o mesmo descaso com que os políticos enxergam o papel da cultura. Estive nele muito recentemente e quando lá vou sempre me sento na plateia.Tem algo que não encontro em nenhum outro teatro nosso, existe ali todo um peso que nos transporta para um outro patamar da atmosfera artística. Mas com certeza existem os problemas por você apontados, não somente por questões de administração e conservação, mas também por ser um teatro criado sobre uma visão diferente, mesmo em função da sua época, da que vemos hoje os espetáculos de arte. Mas achei sua opinião muito bem embasada.

  4. CONCORDO com Fernando Bicudo,O Theatro Municipal é tudo de bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« nov    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31