Roberto Cabrini Recebe o Prêmio Botequim Cultural


 

Nesta semana o jornalista Roberto Cabrini recebeu sua estatueta do nosso Prêmio Botequim Cultural,criada por Edgar Duvivier, aonde ganhou na categoria “A Casa dos Esquecidos”, que foi ao ar em 2013 no seu programa no SBT “Conexão Repórter”.

Ganhar prêmio é uma rotina na vida de Roberto Cabrini, mesmo assim neste ano bateu concorrentes de peso como “A Espionagem da NSA no Brasil”, de Glenn Greenwald e Sonia Bridi para o Fantástico e “O Escândalo das Sepulturas”, de Eduardo Faustini, igualmente para o Fantástico.

A primeira lembrança que tenho de Roberto Cabrini data lá dos anos de 1985/1986 quando cobria corridas de Fórmula Indy junto com Luciano do Valle na TV Bandeirantes. De lá para cá, largou a cobertura esportiva para se transformar num dos maiores jornalistas investigativos da TV brasileira, responsável por alguns furos históricos, o mais notório deles, a localização do então foragido Paulo César Farias em Londres, além da entrevista na Costa Rica da igualmente foragida Jorgina de Freitas, líder de um enorme esquema de corrupção no INSS. Mais recentemente realizou outra matéria de enorme repercussão em todo o Brasil, quando denunciou a pedofilia dentro da Igreja Católica em Maceió.

A reportagem que lhe deu nosso prêmio, “A Casa dos Esquecidos”, denuncia a realidade do hospital psiquiátrico Vera Cruz, de Sorocaba, aonde internos são submetidos as mais degradantes  situações de maus tratos, vivendo um cotidiano de abandono. Roberto Cabrini prova com “A Casa dos Esquecidos” a função humanista que o jornalismo investigativo pode produzir ao dar voz aos esquecidos.

 

Prêmios, Roberto Cabrini já tem os mais importantes do país, inclusive o Prêmio Esso, mas ficamos muito felizes de podermos conceder mais um prêmio para a galeria de um dos mais brilhantes jornalistas da televisão.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

setembro 2017
D S T Q Q S S
« ago    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930