“Suassuna, O Auto do Reino do Sol” Recebe o Prêmio Botequim Cultural


 
IMG_1803 (2)

Em pé: Renato Luciano, Ricca Barros, Alfredo Del -Penho, Renato Mello, Eduardo Rios. Agachados: Adrén Alvez, Fabio Enriquez e Zé Helou

Por Renato Mello

A exemplo do que ocorreu ano passado, mais uma vez os principais prêmios da categoria musical foram para a Barca dos Corações Partidos em mais uma produção de Andrea Alves para a Sarau Agência de Cultura Brasileira. Em 2016 “Auê” foi vencedor em 6 categorias, em 2017 o espetáculo “Suassuna, o Auto do Reino do Sol”, com direção de Luiz Carlos Vasconcelos, recebeu igualmente 6 Prêmios Botequim Cultural de Teatro.

Melhor Espetáculo Teatro Musical: Sarau Agência de Cultura Brasileira – Andrea Alves
Melhor Diretor: Luiz Carlos Vasconcelos
Melhor Autor: Braulio Tavares
Melhor Ator: Adrén Alvez
Melhor Direção Musical: Alfredo Del-Penho, Beto Lemos e Chico César
Melhor Figurino: Heloisa Stockler e Kika Lopes

suassuna

 

“Suassuna, o Auto do Reino dos Sol” conta a história de 2 mundos distintos que se cruzam pelo encontro de um casal de apaixonados foragidos das guerras familiares do sertão nordestino com um circo-teatro formado por artistas saltimbancos que vagueiam em meio a retirantes, coronéis e jagunços com destino a Taperoá, na Paraíba, reunindo nessa junção diversos elementos encontrados na gênese do universo de Ariano Suassuna e no imaginário popular nordestino, com personagens que mesmo com sutis contornos entre o popular e o erudito, assim como uma notória influência da literatura ibérica medieval na construção de seus arquétipos transmutados para uma aclimatação sertaneja. A apropriação da dramaturgia de Braulio Tavares expõe um condensamento narrativo com as variáveis da riqueza contidas nas obras inspiradoras desse espetáculo.

 Luiz Carlos Vasconcelos assenhora-se com clareza não somente do texto de Braulio, mas na forma como efetua a gestão dos diversos elementos teatrais, desde aspectos cenográficos e da composição dos figurinos, explorando a coesão de um trabalho bem amadurecido pelas longas estradas percorridas pela Barca dos Corações Partidos em suas incursões ao Brasil profundo(seja pelos seus trabalhos anteriores, seja nas suas peregrinações artísticas), criando dessa forma um espetáculo que aprofunda-se na matriz de seus objetivos.

Com Alfredo Del-Penho - Melhor Direção Musical

Com Alfredo Del-Penho(Melhor Direção Musical) – Foto: Zé Helou

 

Com Adrén Alvez - Melhor Ator Teatro Musical

Com Adrén Alvez(Melhor Ator Teatro Musical) – Foto: Zé Helou

Foi com enorme prazer, juntamente com o nosso jurado Zé Helou,que fomos recebidos calorosamente pelos integrantes da Barca dos Corações Partidos(Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Fábio Enriquez, Eduardo Rios, Renato Luciano e Ricca Barros) para a entrega de todos os Prêmios Botequim Cultural de “Suassuana, o Auto do Reino do Sol”.

Deixo aqui também meu agradecimento a Andrea Alves, por nos propiciar esse momento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

setembro 2018
D S T Q Q S S
« ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30