Top 10 – Cenas de Abertura de Filmes


 

.

Por Adriana Mello.

Um dos Top 10 mais trabalhosos que já fiz. Muita coisa boa ficou de fora (sempre morro de pena de fazer cortes). Espero que curtam a seleção final. Um detalhe importante: a lista está em ordem aleatória, não há uma ordem de preferência.

Chicago


A cena que traz Catherine Zeta Jones cantando e dançando ao som de “All That Jazz” hipnotiza o espectador e dita o tom do grande filme que iremos assistir.
.

A Marca da Maldade


O longo plano sequencia de Orson Welles já entrou para a história do cinema. Obrigatória para qualquer fã de cinema.
.

Carruagens de Fogo


Não é uma abertura inovadora ou genial, mas é umas das mais clássicas do cinema. Na verdade, o grande trunfo da cena é a belíssima música do grego Vangelis.
.

Janela Indiscreta

 


A câmera vai nos mostrando os acontecimentos nos apartamentos vizinhos, até chegar a imagem de James Stewart sentado em uma cadeira de rodas com uma das pernas inteiramente engessada. Uma sequência de fotos nos explica o que aconteceu com o protagonista sem que uma mísera palavra precisasse ser dita. O espectador já entende tudo. Hitchcock sempre genial.
.

Roberto Carlos em Ritmo de Aventura


A cena dura quase 10 minutos. Um helicóptero sobrevoa o Rio, descortinando a linda geografia da cidade, aonde podemos ver uma Copacabana dos anos 70 que nem existe mais. A cena que o helicóptero entra dentro do túnel impressiona.
.

Resgate do Soldado Ryan


Ao invés de fazer um filme chato com 3 horas de duração, Spielberg poderia ter feito um curta de 10 minutos genial chamado “Desembarque na Normandia”. Uma das aberturas de filmes mais geniais do cinema. Deveria ter parado o filme na sua cena de abertura. Seria o melhor curta da história do cinema.
.

Metropolis


Logo nas primeiras cenas já sentimos a obra impactante que estaria por vir.
.

Cidadão Kane


Outra abertura genial de Orson Welles. Pode ser resumida em uma palavra: “Rosebud”.
.

O Jogador


Robert Altman sempre foi um diretor total domínio de cena e atores. A abertura de o “O Jogador” esse longo plano-sequência só comprova isso.
.

Apocalypse Now


A abertura nos apresenta o tom do filme. Copolla em sua melhor fase.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário de postagens

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031